Bispo de Aveiro "abalado" com morte de D. António Francisco Santos.

2017-09-12 08:39

Categoria: 

Concelho: 

O Bispo de Aveiro afirma-se “abalado” pela morte do Bispo do Porto, D. António Francisco dos Santos.

D. António Moiteiro (na foto) elogia o homem a quem sucedeu em Aveiro depois de pouco mais que sete anos de exercício, entre 8 de dezembro de 2006 e 21 de fevereiro de 2014. Elogia as marcas “muito fortes de trabalho, amizade, proximidade, à maneira do Bom Pastor.”

“D. António Francisco era um homem que pela fé acreditava na bondade do ser humano e que pela mesma fé manifestava muitas qualidades pessoais. Era muito amigo, muito próximo, muito inteligente. Sabia encontrar em cada pessoa um amigo e a todos correspondia com respeito e amizade”.

De peregrinação em Fátima onde o Bispo do Porto tinha estado no fim-de-semana, o Bispo de Aveiro afirma que os peregrinos sentiram “consternação” num “sinal da amizade e dos seus modos de ser pastor à maneira de Cristo com que marcou a Diocese de Aveiro”.

Entretanto, a CMA decretou para esta terça “Dia de Luto Municipal”. Ribau Esteves, líder autárquico fala em “profunda consternação e pesar” pelo falecimento de D. António Francisco dos Santos. “Neste momento de perda de um homem notável e bom (…) honramos a memória e homenageamos o penúltimo Bispo de Aveiro”, responsável da Diocese entre 2006 e 2014.

A Câmara Municipal de Aveiro atribuiu a Medalha de Mérito Municipal em Ouro a D. António Francisco dos Santos em 12 Maio de 2016, “pela excelência do seu desempenho como Bispo de Aveiro, que é bem evidente na boa memória que os aveirenses guardam dele, tendo adotado com naturalidade a condição de Cidadão Aveirense”, pode ler-se num comunicado de imprensa.