BioRace é no sábado com 1400 inscritos.

2016-09-22 15:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 2ª BioRace Challenge, corrida de obstáculos, conta com 1400 participantes que, este sábado, enfrentam a força da natureza. Pela segunda vez consecutiva, os percursos pedestres e cicláveis do BioRia, na zona do Baixo Vouga Lagunar, em Estarreja, serão o palco da competição BioRace. É uma corrida que mistura obstáculos naturais e outros criados para dificultar os 10km de trajeto.

Consegue triplicar o número de inscritos da 1ª edição na descoberta dos percursos BioRia, este sábado, a partir das 15h30.

“Enfrenta a força da natureza” é o desafio da BioRace Challenge, que tira partido de barreiras naturais, como linhas de água ou desníveis de terreno, uma vez que os 10 kms de corrida são condimentados com dezenas de obstáculos sejam eles inatos ou trabalhados pela mão humana com recurso a fardos de palha, cordas, troncos, redes, pneus e tantos outros. A organização da prova promete surpreender os corajosos numa edição inesquecível da BioRace.

Para preparar o terreno houve ações ambientalmente recomendadas. Foram removidas árvores infestantes exóticas (130 pés de erva das pampas e acácias), promovendo o desenvolvimento de espécies autóctones tão importantes para a defesa das margens e da biodiversidade local, limpeza de vegetação ao longo de 4km de acessos a terrenos agrícola, limpeza e desobstrução de valas ao longo de 800 metros, reutilização de materiais na construção de obstáculos tais como redes de pesca de arrasto que se encontravam em lixeiras, troncos de árvores proveniente de zonas ardidas, pneus recolhidos em ações de recolha de lixo.

A prova mais aguardada do ano tem início às 15h30 com partidas sequenciais por grupos até às 17h30. O ponto de encontro será no CIA - Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, junto ao Cais do Esteiro de Salreu.