Bioliving celebra o Dia Mundial da Terra com visita à Pateira de Frossos.

2023-04-21 07:26

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Bioliving celebra o Dia Mundial da Terra com visita à Pateira de Frossos.

Situada no Baixo Vouga Lagunar, a Pateira de Frossos destaca-se por uma “biodiversidade única, típica do sistema lagunar da Ria de Aveiro”.

No Dia Mundial da Terra, dia 22, o coletivo ambiental dá a conhecer as principais características da Pateira de Frossos, bem como os esforços de sensibilização que estão a ser feitos para o seu conhecimento e valorização.

A Região de Aveiro tem várias zonas húmidas de importância ecológica, como é o caso da Pateira de Frossos, localizada na vila de Frossos, em Albergaria-a-Velha, próxima da sede da Associação BioLiving.

“Esta é uma zona húmida que se forma na secção final do rio Vouga e inunda pastagens e terrenos agrícolas, formando, assim, um agroecossistema único, com uma rede intrincada de canais ladeados por florestas lineares. Desta forma, constitui um importante habitat para várias espécies protegidas e ameaçadas, como Polygunum amphibium (polígono-anfíbio) e Ardea purpurea (garça-vermelha), estando, por isso, totalmente inserida na Rede Natura 2000”, sublinha a associação que destaca aspetos particulares deste ecossistema.

“A sazonalidade e a biodiversidade relevante presentes na Pateira de Frossos marcam uma ecologia complexa e delicada, sujeita a uma forte pressão antropogénica, através de atividades como a intensificação agrícola, a dispersão de espécies exóticas invasoras, a sobre-exploração dos recursos naturais, entre outras, o que pode ter impactos negativos significativos na biodiversidade e no funcionamento dos ecossistemas, bem como nos muitos serviços que nos proporcionam”.

Ensinar a proteger a Natureza da região de Aveiro é o mote para o programa deste sábado.