Biblioteca Municipal de Ílhavo/Rádio Terra Nova: Projeto 'Ao som das histórias' celebra 8 anos.

2019-10-04 18:57

Categoria: 

Concelho: 

O projeto da Biblioteca Municipal de Ílhavo, “Ao Som das Histórias”, que semanalmente promove o livro e a leitura através das ondas da rádio, celebra no sábado, 5 de outubro, 8 anos de emissões contínuas na Rádio Terra Nova.

Para assinalar esta importante data, o próximo programa, que será emitido no dia 10 de outubro, às 18h40, apresenta a história “Uma Biblioteca é uma casa onde cabe toda a gente” de Mafalda Milhões, na voz de Célia Lopes e Vera Menezes, do serviço educativo da Biblioteca Municipal de Ílhavo.

Neste 8.º aniversário, importa recordar o ano de 2016 quando o projeto recebeu o Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais, pela envolvência da biblioteca pública municipal, rede de bibliotecas escolares, educadores, autores e instituições regionais em prol da promoção do livro e da leitura.

Desde o dia 5 de outubro de 2011, quando foi para o ar a primeira história, foram realizadas 418 sessões e o programa contou com a participação de 1099 leitores, dos quais 847 são crianças.

Os pequenos e grandes leitores (alunos das escolas, autores e artistas que visitam o Município e membros da comunidade local) que se associam semanalmente ao projeto, leem uma história, conto, poema destinados às crianças mas também aos pais, professores, educadores e outros mediadores de leitura. No fundo, a todos os que gostam de ler livros.

Todas as histórias apresentadas no programa da Rádio Terra Nova podem, depois, ser ouvidas no site da Biblioteca Municipal de Ílhavo, em www.bibliotecamunicipal.cm-ilhavo.pt, ou requisitadas na Rede de Biblioteca de Ílhavo: Biblioteca Municipal, Polos de Leitura e Bibliotecas Escolares.