Biblioteca e Cineteatro de Albergaria pintados de azul pelo Autismo na quinta-feira.

2015-03-31 16:43

Categoria: 

Concelho: 

No âmbito do 'Dia Mundial da Consciencialização do Autismo', que se assinala na quinta-feira, a Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha e o Cineteatro Alba vão ser iluminados por uma luz azul, "a cor associada ao autismo". Um gesto simbólico em que se pretende "sensibilizar a comunidade para este espectro" que, segundo dados da Organização das Nações Unidas, atinge cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo.

No espetáculo Pontes Sonoras – 5.ª Essência, desenvolvido com os utentes da APPACDM, o autismo "não será esquecido". Durante a apresentação no Cineteatro Alba "o azul acompanhará os artistas nos vários momentos e, na folha de sala, será disponibilizada alguma informação prática sobre a patologia". Não existe um consenso em relação à definição de autismo, mas é possível identificar algumas caraterísticas específicas, como défices na comunicação e interação social, comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse. Não existindo cura, investigadores acreditam que o diagnóstico precoce e a intervenção adequada têm grande eficácia, minimizando as dificuldades e potenciando capacidades.

No Agrupamento de Escolas da Branca existem, com regulamentação desde 2008, duas Unidade de Ensino Estruturado de Autismo, fundamentalmente com a metodologia TEACCH, mas também com outros métodos. Os seus princípios são aproveitados e enriquecem o trabalho dos intervenientes e respetivas famílias, num processo global cognitivo e de integração na sociedade.

Fonte: Câmara de Albergaria.