Benfica: Luis Filipe Vieira suspeito de receber milhões em 55 transferências de jogadores. Empresário Ulisses Santos é suspeito de estar envolvido nos 'negócios' do Presidente.

2022-01-06 17:54

Categoria: 

Concelho: 

O empresário de futebol, Ulisses Santos, da Gafanha da Nazaré, é referenciado em diferentes publicações como estando envolvido nos alegados 'negócios' de Luís Filipe Vieira que é suspeito de ter recebido dinheiro em 55 negócios que envolvem a transferência de jogadores do Benfica, entradas e saídas nomeadamente entre 2012 e 2020, que geraram mais de 10 milhões de euros em comissões. Quando foi detido a 7 de julho de 2021, no âmbito da Operação Cartão Vermelho, as suspeitas recaíam sobre três jogadores.

A CNN Portugal e a revista Sábado citam documentos do processo da operação Cartão Vermelho, nomeadamente um relatório da Autoridade Tributária (AT) feito depois das buscas, já no final de julho, e aceite pelo Ministério Público (MP), e que relata que milhões de euros foram pagos, por serviços de intermediação, sobretudo a quatro empresários: Bruno Macedo (um dos detidos em julho, a par de Vieira, do seu filho Tiago e do empresário José António dos Santos), Isidoro Gímenez, Ulisses Santos e Giuliano Bertolucci.

Numa escuta considerada «flagrante» pelo Ministério Público, Vieira é apanhado numa conversa a sugerir que o empresário Ulisses Santos (que não participou nas negociações) tem de ser envolvido no negócio da compra do alemão Julian Weigl ao Borussia  Dortmund, que foi negociada diretamente com o clube alemão e acabou por gerar uma comissão de 2,5 milhões de euros supostamente pagos ao empresário através de uma empresa offshore. O dinheiro reverteria depois para Vieira através da venda de imóveis seus. De resto, o retorno de dinheiro pago em comissões é a principal suspeita no processo Cartão Vermelho.

O MP aponta especificamente o caso de Giuliano Bertolucci, que esteve envolvido na compra de Pedrinho. Três meses depois, Bertolucci comprou à sociedade White Walls um imóvel em Lisboa. «Sugere-se uma correlação entre a transferência do jogador e a transação imobiliária realizado entre a sociedade White Walls e Giuliano Bertolucci, como eventual instrumento para a repartição de contrapartidas com Luís Filipe Vieira», escreve o procurador Rosário Teixeira.

Entre os nomes referidos no documento da AT estão Seferovic, Witsel, Talisca, Jonas, Pedrinho, Weigl, Raúl de Tomás ou Samaris, entre outros. A transferência de Seferovic, por exemplo, terá gerado uma comissão de um milhão de euros. Na compra de Morato ao São Paulo, a comissão foi de 1,5 milhões. Na venda de Lisandro López ao Boca Juniors, 1,4 milhões de euros.

Luís Filipe Vieira está indiciado pelos crimes de abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, fraude fiscal, branqueamento de capitais e abuso de informação privilegiada.  

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: A Bola