Beira-Mar: Gala acentua gratidão do clube por 100 anos de história.

2023-01-05 08:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O SC Beira-Mar quer fazer da Gala do Centenário momento de reconhecimento pela história de 100 anos com gente que ajudou a fundar e desenvolver um clube com 101 anos de história.

Esse evento, marcado para sábado, a partir das 17h30, no Teatro Aveirense, aposta num modelo de entrega de uma peça alusiva ao centenário em cinco momentos setoriais.

O momento REMAX (patrocinador da Gala) distingue empresas, entidades e instituições; o Momento Vítor Urbano evidencia a liderança de equipas; o Momento António Pascoal releva dirigentes de órgãos sociais, o Momento Mário Duarte vai distinguir atletas por méritos desportivos alcançados e o Momento João da Cruz Moreira vai ser dedicado aos Sócios mais antigos e, em representação, aos Sócios fundadores.

Serão reconhecidos e homenageados com um troféu em forma de âncora.

“E porquê a âncora? Porque representa um símbolo de firmeza, força, tranquilidade, esperança e fidelidade. E por ser capaz de manter a estabilidade dos barcos no meio das tempestades”, refere o clube de Aveiro que cumpriu 100 anos em 2022 e que entrou no novo ano já a celebrar os 101 anos de história.

A efeméride tem sido marcada por um conjunto vasto de iniciativas que permitem marcar a data, aproximar a sociedade ao Clube e, segundo o clube, “mostrar a grandeza do emblema mais representativo da Região”.

Apresentação da Bandeira Gigante Centenário, tertúlias sobre pedaços da história, festivais de atividades desportivas tendo como pano de fundo o ecletismo do Sport Clube Beira-Mar, mostra evocativa dos feitos desportivos, filme documental retratando os tempos da fundação até aos dias de hoje, homenagens a antigos praticantes do clube, programa semanal de rádio (Rádio Terra Nova) e página semanal de jornal (Diário de Aveiro) com relatos da história e seguimento do programa celebrativo, preencheram o ano de 2022.

A Gala promete retomar um hábito antigo com edições anuais de reconhecimento.

O clube já pediu a sócios, adeptos, dirigentes e praticantes que sejam compreensivos uma vez que nem todos os reconhecimentos serão assumidos logo neste primeiro ano.

Afonso Miranda assegura que a palavra gratidão veio para ficar gravada (com áudio)

Diogo Madaíl (Remax Universal), enquanto main sponsor do evento, realça o compromisso com a comunidade (com áudio).

Os Sócios com quota em dia podem adquirir ingressos grátis na sede social (edifício da antiga Junta de Freguesia da Vera Cruz) para assistirem à Gala do Centenário.

Evento de lotação limitada com transmissão da Escola Profissional de Aveiro nos meios do clube.

Abertura, às 17h30, com receção de convidados.

Segue-se a apresentação e abertura da Gala do Centenário às 18h30 com intervenções de Jorge Greno (Presidente da Mesa da Assembleia Geral), Ribau Esteves (Presidente da Câmara Municipal de Aveiro) e Afonso Miranda (Presidente do SC Beira-Mar).

Depois, entre as 19h e as 21h, as memórias descritivas da História, reconhecimentos e homenagens em noite de “paixão auri-negra”.

A fechar o programa comemorativo, a responsável pela equipa de trabalho realçou as diferentes ações.

Manuela Nunes acredita que o clube está a iniciar uma nova era (com áudio)