BE pede intervenção do Ministério do Ambiente em questão ambiental no Luso.

2015-12-19 12:40

Categoria: 

Concelho: 

O Bloco de Esquerda pede ao Ministério do Ambiente que atue na questão da fábrica de extração de óleo alimentar na Mealhada. A empresa que opera na Lameira de Santa Eufémia, no Luso, concelho da Mealhada, é, segundo o BE, acusada de ter voltado a poluir, “apesar de uma decisão judicial em vigor que impede a referida empresa de laborar se esta produzir qualquer tipo de mau cheiro”.

A referida fábrica de extração de óleo alimental chegou mesmo a receber ordens para suspender provisoriamente a sua atividade. A decisão foi do Ministério da Economia, através da Direção Regional de Economia do Centro, na sequência da interposição da providência cautelar por parte da Câmara Municipal da Mealhada, que deu entrada no dia 17 de outubro do ano passado no Tribunal Administrativo e Fiscal de Aveiro.

A polémica arrasta-se há 12 anos com denúncias públicas por parte da população contra esta empresa e mesmo a Câmara Municipal da Mealhada interpôs uma providência cautelar contra a unidade fabril depois de, durante o verão do ano passado, ter recebido inúmeras queixas da população e de ter visto uma equipa abandonar o Centro de Estágios do Luso por não aguentar os cheiros e os fumos que se faziam sentir.

O reinicio da laboração trouxe a polémica e o BE pede explicações ao Ministério do Ambiente num requerimento apresentado pelo deputado Moisés Ferreira, eleito pelo círculo de Aveiro.