Bandeira Verde chega a todas as Escolas do Município de Ílhavo.

2017-09-28 10:54

Categoria: 

Concelho: 

Ílhavo galardoado como o único Eco Município a 100% em Portugal Continental. Todos os Agrupamentos foram galardoados como Eco Agrupamentos e a autarquia já saudou essa conquista.

No total, e pela primeira vez, o Município de Ílhavo recebeu 32 Bandeiras Verdes, galardão máximo final atribuído pelo desenvolvimento do Projeto Nacional de Educação Ambiental Eco Escolas, tornando o Município de Ílhavo o único no continente com uma cobertura municipal a 100%.

O “Dia Bandeiras Verdes – Galardão Eco Escolas”, que teve lugar ontem, em Mafra, reuniu mais de 4.000 alunos de 700 escolas do país e visou reconhecer o trabalho realizado nas 1.364 escolas aderentes, em 223 municípios do país, a quem foram atribuídas as Bandeiras Verdes Eco Escolas.

O mote deste dia, bem como o tema do ano Eco Escolas 2017/18, foi "A Floresta", tendo todas as Eco Escolas realizado ações que visassem conhecer, informar, proteger, prevenir e agir por uma floresta mais sustentável em Portugal.

Neste âmbito, destaca-se a oferta de sementes de pinheiro-manso a todos os participantes pretendendo-se, desta forma, desafiar simbolicamente as escolas para a criação de “Brigadas da Floresta”, no âmbito do projeto ABAE “Do CO2 ao O2” (candidatura recentemente apoiada pelo Fundo Ambiental - “ Apoiar uma Nova Cultura Ambiental”).

Aos municípios foi também proposta a organização de uma “Rota pela Floresta”, que gira sinergias e compromissos entre a população e as autarquias, para uma gestão mais sustentável do território.