Baga Bairrada conta com três novos espumantes.

2016-10-21 15:10

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Há três novas referências a integrar o cluster Baga@Bairrada, projeto que nasceu de um desafio lançado pela Comissão Vitivinícola da Bairrada aos produtores da região em 2013. 

Publicamente apresentado e com cinco referências na génese, formalizava-se em Julho de 2015 a existência de uma nova categoria de espumantes, tentada a fazer concorrência aos franceses Champagne, aos espanhóis Cava e aos italianos Prosecco.

Fizeram parte do arranque deste cluster cinco produtores e cinco espumantes, aos quais se juntaram mais dois no final do ano passado. Mais recentemente, durante o ‘Encontro com o Vinho e Sabores Bairrada 2016’ foram apresentadas três novas referências. Já no mercado, o ‘Aliança Baga@Bairrada Reserva Bruto rosé 2014’, o ‘Mata Fidalga Baga@Bairrada Vinhas Velhas Extra Bruto branco 2014’ e o ‘Messias Baga@Bairrada Blanc de Noirs Grande Reserva Bruto branco 2012’ elevam a dez os espumantes com o selo Baga@Bairrada.

O projeto Baga@Bairrada nasceu com o propósito de estabelecer um standard coletivo para “um” espumante feito a partir da casta bandeira da região, a tinta Baga. Uma nova categoria, para um produto distinto e com regras de produção e identidade gráfica próprias, criada para melhor promover e vender a região – e seus vinhos – em Portugal e no Mundo.