"Aveiro Viva" quer jovens mais ligados à comunidade.

2018-08-14 10:16

Categoria: 

Concelho: 

A associação “Aveiro Viva” aposta na capacitação das pessoas e da qualificação do espaço com interação entre jovens e idosos.

Lançada em 2014 com ligações às áreas religiosa, de escutismo, voluntariado, programas de intercâmbio, resolução de questões sociais e associação a causas sociais e humanitárias, entre outras, a associação traz como novidade a congregação de esforços para o “desenvolvimento de projetos de valorização das pessoas e da cidade”.

No arranque da atividade tem garantido já o encontro com os jovens associados em projetos sociais; o envolvimento com o Banco Alimentar na recolha de alimentos; o auxilio ao Canil Municipal; a visita a Centro de Dia e Lar de Idosos; a visita e distribuição alimentar e de roupa a famílias carenciadas; caminhadas ambientais, descobrindo a natureza e recolha de lixo depositado na floresta e campos de férias e acampamentos com o objetivo de desenvolvimento pessoal e de grupo.

O desenvolvimento de atividades que procurem criar espírito de equipa e promover o ideal de sociedade colaborativa são o pilar da ação deste coletivo.

Desde 2015 tem adotado uma postura “mais estruturada” no desenvolvimento de projetos orientados pelas prioridades da União Europeia e com impactos na resolução de problemas europeus.

“O processo de investimento na capacitação dos jovens e dos animadores de jovens da associação continuará a ser uma prioridade para a Aveiro Viva e por isso estamos a estudar cada vez mais e melhor o programa Erasmus+ para percebermos de que forma podemos retirar o máximo benefício do programa e ao mesmo tempo dar o nosso maior contributo”.

A progressão lógica nas candidaturas da Aveiro Viva passará, provavelmente, por acrescentar projetos de capacitação de animadores de jovens e posteriormente por acrescentar projetos de voluntariado europeu.

Uma das grandes apostas é a partilha de experiências e vivências a jovens portadores de deficiência. Essa partilha de realidades e estilos de vida e o contacto com a comunidade procura valorizar o papel destes jovens na comunidade numa ação de educação não formal. Integração e inclusão social, cidadania ativa e identidade europeia são pilares do projeto.

O “I’M HERE! - The big step of social inclusion for young people with disabilities” nasce com o objetivo de promover a inclusão social dos jovens portadores de deficiência pela partilha de experiências, vivências, realidades e estilos de vida, bem como promover a integração e o contacto com a comunidade.

Este projeto consiste num intercâmbio integrado no programa Erasmus + e surge da identificação do problema de discriminação e exclusão social.

“Verificamos que os jovens portadores de deficiência se encontram muitas vezes excluídos e distantes do contexto nacional e europeu, as evoluções da sociedade e a participação ativa na mesma. A taxa de abstenção da participação dos jovens portadores de deficiência é de tal forma elevada que nos deixam apreensivos e obrigados a atuar ativamente no combate a este problema”.