Aveiro: "A Veiga Simão se deve a reforma mais importante no ensino superior em Portugal" - Helena Nazaré.

2024-04-16 10:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

As Universidades Novas em Portugal ficam a dever a Veiga Simão uma visão de futuro que 50 anos depois vem confirmar os méritos da decisão sobre a criação de universidades como a de Aveiro.

O tema esteve em destaque esta manhã em iniciativa da SEDES - Aveiro que analisa “50 anos de Universidade, 50 anos de Liberdade”.

Celebração de Abril e da democratização do conhecimento.

Helena Nazaré, antiga reitora da UA, fez o elogio à visão reformista de Veiga Simão, governante que decidiu a criação de novas universidades.

Fala em personalidade que reformou o ensino superior em Portugal e citou uma mensagem de VS ao Conselho de Reitores em 2013 (com áudio)

Alberto Souto Miranda, responsável pela Sedes – Aveiro destaca a capacidade que as academias revelaram na transformação do país.

Ainda assim convocou a reflexão por entender que as prisões do passado são substituídas por novas grades que não podem cortar a liberdade de pensamento (com áudio)

“Os 50 anos da UA no contexto regional, nacional e internacional (emigração e imigração de estudantes e professores)” foi o painel com intervenção do atual reitor.

Paulo Jorge Ferreira, Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, lembra que Aveiro é hoje universidade do país e do mundo.

Com peso crescente dos alunos internacionais e com o resto do país a alimentar as novas matrículas, o Reitor da UA diz que 50 anos confirmam esse projeto transformador que nasceu em Abril (com áudio)