Aveiro: UA debate potencial de inovação e desenvolvimento da Região Centro.

2019-04-02 10:45

Categoria: 

Concelho: 

O geógrafo Álvaro Domingues será um dos oradores no seminário sobre o “Potencial de inovação e desenvolvimento da Região Centro”.

Serão as comunidades centrais para o desenvolvimento dos territórios (inteligentes)? Pode o Turismo ser uma  oportunidade para os territórios de baixa densidade? Qual o papel do digital na mediação das comunidades em rede? 

Estas questões são o ponto de partida do Seminário “Território e inovação: discursos e práticas”.

Trata-se do segundo Seminário do Programa CeNTER, promovido pela Universidade de Aveiro (UA), esta terça, às 9h30, na Sala de Atos Académicos do Edifício Central e da Reitoria. 

Este segundo momento de apresentação pública do Programa pretende reunir um conjunto amplo de parceiros, especialistas, investigadores e público em geral na partilha de perspetivas e conhecimento sobre o potencial de inovação e desenvolvimento da Região Centro. 

O Seminário terá como keynote speaker Álvaro Domingues, geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, colunista do jornal Público. Como investigador e ensaísta publica regularmente sobre temas como desenvolvimento regional, estudos urbanos e paisagem.

O Programa Integrado Redes e Comunidades para a Inovação Territorial (CeNTER) visa estudar e analisar as dinâmicas entre os diferentes atores regionais (instituições públicas, empresas e comunidades) envolvidos no desenvolvimento da Região Centro. 

Consequentemente, pretende identificar os instrumentos de políticas públicas que melhor permitam a valorização dos recursos territoriais, a fim de promover o emprego e a qualidade de vida na Região.