Aveiro: Trabalhos em curso na avenida.

2020-08-17 16:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Aveiro confirma o arranque da empreitada de requalificação urbana da Avenida Dr. Lourenço Peixinho.

Trata-se de um investimento de 4.2 milhões de euros executado pela empresa Manuel Francisco de Almeida, S.A., e com um prazo de execução de 16 meses.

Nesta primeira fase, a qualificação da Avenida irá desenvolver-se na sua zona mais a poente, entre a Praça General Humberto Delgado / “Pontes” e o edifício do antigo Banco de Portugal (Zona 1), e na zona mais a nascente, junto à Estação da CP (Zona 8).

A restante área da Avenida vai ser dividida em seis partes, com execução da obra de forma progressiva nas três partes do lado direito de quem sobe a Avenida, seguindo depois e de forma progressiva para o lado esquerdo da mesma, também no sentido ascendente.

Estas três partes de cada um dos lados têm o seu limite nos cruzamentos com as Ruas Dr. Alberto Souto e Eng. Oudinot.

Os transportes públicos vão manter os seus circuitos normais, salvo na parte da Avenida onde não poderão circular na fase da obra da zona da “Avenida-Praça”, em que terão circuitos e paragens alternativas e próximas.

Durante a obra o trânsito automóvel vai manter, quase sempre, a circulação na Avenida em duas faixas de rodagem, uma em cada sentido (ascendente e descendente), existindo também zonas de estacionamento automóvel.

A partir de 1 de dezembro do presente ano e até 12 de fevereiro de 2021, os trabalhos passarão para a Zona 2, entre o antigo Banco de Portugal e a Rua do Eng. Silvério Pereira da Silva.

Entre 13 de fevereiro e 19 de março de 2021 a obra prossegue no troço imediatamente seguinte até à Rua do Eng. Oudinot (Zona 4).

A área restante da Avenida no sentido rodoviário poente - nascente, definida no planeamento como Zona 6 deverá entrar em execução a 20 de março, prolongando-se por pouco mais de um mês, até 23 de maio de 2021.

A Zona 3 entre a Rua Conselheiro Luís Magalhães e a Rua do Dr. Alberto Souto será renovada entre 24 de maio e 03 de agosto de 2021, a Zona 5 que se prolonga entre esta última e a Rua do Eng. Oudinot será qualificada de 04 de agosto a 06 de setembro de 2021 e a Zona 7 que se segue até à Rua Dr. Luís Gomes de Carvalho acontece de 06 de setembro a 18 novembro, altura em que se espera a conclusão da qualificação total da Avenida.

A autarquia justifica o faseamento com a tentativa de minimizar o impacto da obra na vida normal da Avenida.

Nesta primeira fase e para construção da conduta coletora e de descarga das águas pluviais na Ria, estará cortado o acesso à Avenida Dr. Lourenço Peixinho via “Pontes”, em ambos os sentidos, bem como a entrada através da Rua Conselheiro Luís de Magalhães.

A Rua Comandante Rocha e Cunha que permite a saída da Avenida no sentido Poente – Nascente, também terá os seus acessos interditados a partir do cruzamento com a Rua do Senhor dos Aflitos, sendo que a saída a Nascente deverá ser realizada via túnel ou através do acesso ao Largo da Estação da CP, criado para o efeito.

O Partido Socialista reafirmou a sua posição contrária ao calendário. Apesar de reconhecer a importância da obra defende que há precipitação.

“A requalificação é necessário. Claro que era! Mas não com tanta insensibilidade. Aveiro e os aveirenses merecem outra forma de fazer política. É preciso ser determinado, sim, mas na junção de todos, na decisão participada, na ousadia de ouvir com efeitos concretos nas deliberações”.

O PS remete para a posição já assumida no início do ano em que falava em “erro histórico” com o fim da avenida “Boulevard”; erro político por não atender a um antigo projeto trabalhado por Jorge Carvalho e erro de gestão urbanística por não ser claro o futuro da avenida quanto à definição de usos e políticas de mobilidade.