"Aveiro tem alguns problemas na qualidade do ar" - Carlos Faria.

2017-12-19 20:15

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro e Ílhavo são municípios envolvidos no ClairCity, projeto europeu que analisa o Papel dos Cidadãos na Redução da Poluição Atmosférica nas Cidades, e os investigadores acreditam que esta é uma oportunidade para dar atenção ao que dizem os cidadãos.

O projeto ClairCity [www.claircity.eu], de índole europeia, tem como principal objetivo dar voz aos cidadãos e capacidade de intervenção na definição de políticas de desenvolvimento urbano com vista à melhoria da qualidade do ar e redução das emissões de carbono nas cidades Europeias. A primeira fase, dedicada aos questionários, terminou no dia 15 de Dezembro.

A poluição atmosférica é um dos principais fatores de pressão ambiental a que as áreas urbanas estão sujeitas. A Região de Aveiro é uma das que tem sofrido nos últimos anos os impactos associados às alterações do clima e à poluição atmosférica. 

Para o bolseiro Carlos Faria, da Universidade de Aveiro, os avisos recorrentes no Verão sobre concentração de ozono são um dos sinais de que é necessário trabalhar para melhorar a qualidade do ar (com áudio)