Aveiro Tech City lança desafios nas áeras do ambiente, energia, 5G e mobilidade.

2019-10-11 15:35

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA), no âmbito do projeto Aveiro Tech City, lança hoje no Techdays mais dois programas: Aveiro Urban Challenges e Aveiro 5G Challenges. Duas iniciativas que têm como objetivo o "desenvolvimento de projetos e ideias tecnologicamente disruptivas para a cidade de Aveiro".

O Aveiro Urban Challenge vai identificar cinco desafios concretos, na área do ambiente, energia e mobilidade. No final do programa, as cinco melhores soluções tecnológicas para os desafios em causa serão declarados vencedores e premiados com 20 mil euros.

Durante o programa, a CMA acolhe todos os finalistas e dá-lhes acesso a workshops de capacitação e a uma rede de mentores dos diferentes stakeholders do programa.

Os desafios em causa vão ser propostos pelas entidades parceiras do Aveiro Tech City, nomeadamente: Transdev, Galp Gás Natural Distribuição, Águas da Região de Aveiro, EDP Ditribuição e Veolia.

Já o Aveiro 5G Challenges pretende premiar as melhores ideias e soluções na área do 5G. Aqui vão ser consagrados três vencedores e cada um recebe 25 mil euros além da disponibilização de apoios monetários durante a sua participação.

"Este programa assenta no ecossistema 5G dos parceiros tecnológicos Altice Labs e Ericsson e o Município de Aveiro acolhe no próximo ano 10 finalistas, dando-lhes acesso à infraestrutura 5G da cidade de Aveiro e também a workshops e rede de mentores para promover os melhores resultados na fase de desenvolvimento e testes".

No lançamento destes dois programas, vão ser apresentados os detalhes de como startups, scaleups ou instituições de I&D se podem candidatar a estas iniciativas.

Ambos os programas são organizados em parceria com a Beta-i, empresa de referência em programas de aceleração e mentoria e destinam-se a startups, scaleups e instituições de I&D.