Aveiro STEAM City faz balanço a três anos de projeto.

2022-03-15 14:36

Categoria: 

Concelho: 

O evento de encerramento do projeto Aveiro STEAM City está agendado para esta quarta-feira no Teatro Aveirense.

Sessão a partir das 14h30 com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e do Diretor do UIA, Tim Caulfield.Projeto trabalha a transformação digital, atração e retenção de talento e renovação de competências.

Iniciativa lançada, em 2019, como aposta na revolução tecnológica, com a adoção de infraestruturas e tecnologias 5G e IoT – Internet of Things (Internet das Coisas).

Com um investimento de 6,1 milhões de euros, dos quais 4,9 milhões de euros cofinanciados pelos Fundos Comunitários, no âmbito do Programa Comunitário “Urban Inovative Actions - UIA” (Ações Urbanas Inovadoras), o projeto impulsionou o Município a dar os primeiros passos na criação de uma Cidade Inteligente, com uma economia baseada no conhecimento.

De entre esses primeiros passos, destacam-se a implementação de uma estratégia de Educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) em todas as escolas do Município de Aveiro, o desenvolvimento de ações de formação para quadros técnicos das empresas da Região e a criação do primeiro Living Lab 5G do país.

A apresentação da Plataforma Urbana de apoio à governação do Município e os resultados dos estudos de caso na área da Energia, Ambiente e Mobilidade são, também, algumas das iniciativas implementadas nos últimos três anos e cujos resultados serão apresentados no Teatro Aveirense, num evento que conta com a participação dos principais intervenientes no projeto.

Em destaque na apresentação desta quarta, o eixo da Educação, o primeiro a ser apresentado com os resultados obtidos pela implementação da Estratégia de Educação STEAM em todos os níveis de ensino, e no qual estarão presentes Pedro Pombo, da Universidade de Aveiro, Patrícia Lamas, da EB1 Da Alumieira, e Daniela Sousa, Câmara de Aveiro, que aportarão os resultados desta estratégia nas escolas, que permitiu a instalação dos Tech Labs ou a utilização da plataforma UBBU.

O trabalho desenvolvido no âmbito do Observatório do Emprego pela Universidade de Aveiro e INOVARIA será apresentado com especial destaque para as ações de formação dinamizadas, com o objetivo de contribuir para a capacitação dos recursos humanos e aumento da competitividade das nossas empresas.

Neste painel, participam Marlene Amorim, da Universidade de Aveiro, Paulo Marques, da INOVARIA, e Carla Semedo, da CMA.

O eixo da Tecnologia, Serviços e Aplicações, que permitiu instalar um laboratório a céu aberto no centro urbano da cidade, graças ao investimento do Instituto de Telecomunicações, da Altice Labs e da CMA, será também apresentado neste evento com testemunhos de Susana Sargento, do Instituto de Telecomunicações, Francisco Fontes, da Altice Labs, e de Rita Santiago, da Ubiwhere.

Recorde-se que aquele laboratório proporciona a empresas de base tecnológica, startups ou centros de ID a possibilidade de testar e desenvolver produtos inovadores na área da Internet das Coisas e Cidades Inteligentes.

No evento será ainda apresentada a plataforma Urbana de apoio à Governação da Cidade, desenvolvida pela Altice Labs, bem como os resultados de três estudos de caso nas áreas do ambiente, mobilidade e energia.

Estes são apenas três exemplos, dos mais de 40 projetos inovadores que foram desenvolvidos e testados em Aveiro, alguns dos quais com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e visitantes.

O painel integra João Bastos, da Altice Labs, Ana Miranda, da Universidade de Aveiro, Pedro Rito, do Instituto de Telecomunicações, Simão Vieira, da Câmara de Aveiro e Pedro Soutinho, da CEDES.

A sessão será encerrada por João Machado, Vereador da CMA, Carlos Moedas, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e Presidente da Comissão de Honra da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027 e Tim Caulfied, diretor do programa UIA.

No Teatro Aveirense estará ainda disponível um espaço expositivo, onde será possível conhecer com mais detalhe os resultados do projeto Aveiro Steam City.

Liderado pela CMA, o Aveiro Steam City foi desenvolvido em estreita parceria institucional com a Altice Labs, o Instituto de Telecomunicações – IT, a Universidade de Aveiro, a INOVARIA e a Associação para um Centro de Estudos em Desenvolvimento Sustentável – CEDES.

O seguimento do projeto será assegurado através do Aveiro Tech City que, sob o lema “Tecnologia para uma vida melhor”, continuará a explorar, desenvolver e a tratar dos temas relacionados com a inovação, com base nos pilares da tecnologia, do ambiente e de uma comunidade sustentável.