Aveiro Soup vota projetos na sopa de sábado e Marcelo Rebelo de Sousa quer conhecer vencedores.

2017-01-30 10:35

Categoria: 

Concelho: 

Na semana em que se realiza o Aveiro Soup, a organização confirma a captação de cerca de 4 mil euros de apoios à realização do evento no dia 4 de Fevereiro.

Fala mesmo em “enorme entusiasmo” pela apresentação de quatro propostas selecionadas entre as 24 recebidas num jantar já com 250 inscritos. Os prémios dependem dos valores angariados com as inscrições.

Este é o resultado da ação de um coletivo de Aveiro, constituído por cidadãos provenientes das áreas científicas, empresariais, sociais e culturais, que dá origem ao primeiro evento SOUP em Portugal.

O jantar pretende dar a conhecer e promover projetos que prometem ter impacto na comunidade local. Esta iniciativa surgiu há seis anos em Detroit, nos Estados Unidos, e estendeu-se, em larga escala, a outras comunidades e países. 

“Mudar a cidade, sopa a sopa” é o lema desta iniciativa que fomenta a participação social. Os participantes poderão colocar questões aos promotores dos projetos e votar na proposta que lhes pareça mais relevante.

Nos finalistas há dois projetos de intervenção num bairro social, em Aveiro, para que a comunidade se ligue mais entre si e participe na transformação dos seus espaços. Um é ligado a artes performativas e ofícios, outro relacionado com os espaços verdes e de cultivo dentro do bairro.

Outro projeto aborda as formas de trabalhar a comunicação e a relação com pais e outros educadores nas escolas e na comunidade. Para além destes três, há uma associação de Pais e uma equipa de jovens voluntários que querem combater o desperdício de bens com a comunidade aveirense.

“Adultos inspiradores, crianças felizes” (Promotora: Filomena Serrado); “Abraçar Santiago” (Promotor: Lucas de Macedo); “D´Arte” (Promotora: Eunice Salomé Aires Almeida) e “Estendal Dá Aveiro” (Promotora: Oksana Tymoshchuk - Associação Pais em Rede - núcleo de Aveiro) são os projetos na final de sábado na sopa comunitária.

Neste momento, foram já garantidos apoios de empresas que irão oferecer produtos para a realização do jantar e o Presidente da República já manifestou interesse em conhecer os projetos vencedores.