Aveiro: "Sinto que vivo num país que acha que está tudo mal. Há muita coisa bem feita" - Reitor da UA.

2022-03-03 14:21

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O reitor da Universidade de Aveiro faz a defesa do investimento em ciência.

Paulo Ferreira participou na abertura da segunda conferência científica do programa das Comemorações dos 25 anos da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Deixou vincada a importância do sistema científico e de ensino superior na qualificação do país.

O Reitor admite que sendo um país com tendência para a autocrítica, Portugal é hoje o espelho de quem melhor a condição de vida assente na sua capacitação tecnológica.

Mas com ambição para mais com apelo à subida do investimento (com áudio)

“Formação Avançada e Doutoramentos” é o tema do encontro na UA em painéis sobre o “O papel dos doutoramentos no desenvolvimento científico e na competitividade das universidades”, “Os programas de doutoramento no contexto da acreditação nacional e europeia”, “Doutorados em I&D: caracterização e evolução nos últimos 25 anos” entre muitos outros que preenchem o dia.

Helena Pereira, Presidente do Conselho Diretivo da FCT, destaca a mudança verificada ao longo dos 25 anos de atividade da Fundação.

A formação avançada mantém-se como uma prioridade para a FCT, que anualmente abre concursos públicos para atribuição de bolsas de investigação para doutoramento em todas as áreas científicas (com áudio)

No encerramento, às 17h30, participação de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.