Aveiro: Sessão sobre programa “Bairros Saudáveis” procura estimular participação da sociedade civil.

2020-09-23 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Conversa sobre o Programa “Bairros Saudáveis” (https://www.bairrossaudaveis.gov.pt/), lançado recentemente pelo governo.

Aveiro lança o debate numa iniciativa do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro e do coletivo Vizinhos de Aveiro.

Esta é uma oportunidade para pensar o futuro dos bairros e cidades e experimentar novas metodologias de planeamento e de (micro)projeto urbano.As candidaturas vão abrir em outubro e poderão ser feitas por organizações da sociedade civil que tenham personalidade jurídica constituída e situação regularizada junto da Autoridade Tributária e da Segurança Social.Estando o projeto de Regulamento do Programa em consulta pública até ao dia 27 de setembro, e a fase de candidaturas prevista para ocorrer no mês de outubro, os organizadores da conversa desta quarta querem aprofundar o tema.

Convidam a comissão coordenadora do Programa para uma conversa na qual pretendem falar dos objetivos e resultados esperados, de aprendizagens de outros projetos participativos de bairros (BIP ZIP, Bairros críticos, Lab Cívico) e dos desafios que esta iniciativa coloca à sociedade civil, universidades, autarquias e moradores dos bairros.

A sessão servirá também para esclarecer dúvidas de potenciais concorrentes.A conversa online irá ocorrer, esta quarta-feira, a partir das 21h30, com a presença de Tiago Mota Saraiva (BS), António Morais (ARS Centro), Bernardo Campos (CCDR Centro), Maria Adosinda Henriques (Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro) e Paula Urbano (IEFP Aveiro).

Os moderadores são Carlos Ribeiro, da Caixa de Mitos, e José Carlos Mota, da UA.

A transmissão será feita na página do https://www.facebook.com/PlaneamentoRegionaleUrbano