Aveiro: Semana da Tecnologia revela existência de sensores em espaço público.

2021-10-11 15:32

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro na condição de laboratório aberto na semana da tecnologia.

A Aveiro Tech Week está em dia de abertura numa tarde que inclui a abertura do novo Hub Tech City no edifício ATLAS Aveiro.

O Cais da Fonte Nova tem disponível um laboratório vivo em tecnologia.

Mostra várias inovações ao nível da Sensorização em espaço público para segurança automóvel e pedestre; 5G no suporte à comunicação Veículo-Veículo; Guia interativo multimédia e realidade aumentada no apoio a visitas a museus e espaços públicos e História de Aveiro em realidade aumentada e no espaço público.

A investigadora Susana Sargente revelou aos convidados da sessão de abertura que esta é uma imagem cada vez mais vista na cidade em que os postes são também pontos de recolha de informação.

As dinâmicas geradas pela vida na cidade estão a ser analisadas a partir da informação captada em diferentes pontos de circulação (com áudio)

A sessão de abertura decorre a esta hora no Teatro Aveirense com intervenções de Ribau Esteves, Presidente da CMA, de Paulo Jorge Ferreira, Reitor da Universidade de Aveiro, de Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal e de José Manuel Fernandes, deputado ao Parlamento Europeu.

A decorrer entre os dias 11 e 17 de outubro, a Aveiro Tech Week é promovida pela Câmara Municipal de Aveiro e é composta pelos eventos CRIATECH, TECHDAYS Aveiro e PRISMA / Art Light Tech, numa estratégia programática que alia tecnologia, arte e cultura através de exposições, instalações artísticas, performances, conferências, laboratórios e outras experiências.