Aveiro: SEDES lança debate sobre “Mobilidade ferroviária e mobilidade suave na Região de Aveiro”.

2023-03-22 13:48

Categoria: 

Concelho: 

“Mobilidade ferroviária e mobilidade suave na Região de Aveiro” em debate no próximo sábado em mais uma iniciativa da SEDES/Aveiro.

A Alta Velocidade vai ser um dos temas em análise no debate promovido pela Distrital da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) em jornada de trabalho com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Frederico Francisco.

Esta iniciativa da organização dirigida por Alberto Souto conta com intervenção de oradores como José Luís Cacho (Presidente do Porto de Sines), Miguel Coutinho, José Carlos Mota e Frederico Moura e Sá (Professores da Universidade de Aveiro), entre outros especialistas de reconhecimento nacional.

Evento a partir das 9h30 no Hotel Melia

Depois da abertura em que o tema será enquadrado por Alberto Souto, segue-se a intervenção do Secretário de Estado sobre “A Linha de Alta Velocidade na região de Aveiro”.

“O transporte de mercadorias” com José Luís Cacho (Presidente do Porto de Sines) e António Oliveira (Presidente da Oli) e “A Linha do Vouga” com Miguel Coutinho (Professor da Universidade de Aveiro) preenchem os painéis da manhã.

A partir das 14h15, no reinício dos trabalhos, intervenção de José Carlos Mota (Universidade de Aveiro).

Tarde para falar sobre “Estratégias Nacionais para a mobilidade pedonal e ciclista” com Sofia Bento (Coordenadora das Estratégias Nacionais); “A experiência da atividade pedonal” com Mário Alves (Estrada Viva, Secretário Geral da “International Federation of Pedestrians”); “A experiência da mobilidade em bicicleta” com Rui Igreja (MUBI) e “As pistas cicláveis inter-municipais da Região” com intervenção de Joana Ivónia (Ciclaveiro).

Depois de um debate intercalar às 15h30 seguem-se intervenções sobre “Os sistemas públicos de utilização da bicicleta” com Frederico Moura e Sá (Universidade de Aveiro); “A Cidade das Bicicletas: conceitos de desenho urbano e intermodalidade para desenhar cidades cicláveis” com Paula Teles e “A trotinete” com intervenção de Anabela Narciso Ribeiro (Universidade de Coimbra).

O debate final está previsto para as 17h.