Aveiro: Secretária de Estado da Habitação fala sobre mulheres na engenharia.

2023-03-08 07:58

Categoria: 

Concelho: 

Dia da Mulher é dia de conferências, seminários e tertúlias.

A Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros organiza, esta quarta-feira, dia 8 de março de 2023, Dia Internacional da Mulher, pelas 18h, o evento “Reconhecer o papel da mulher na Engenharia” que pretende enaltecer o papel da mulher na Engenharia Nacional e na sociedade e reforçar a importância da Engenharia na estratégia de uma Habitação cada vez mais digna e sustentável, em linha com o “Ano OE Energia e Clima | 2023” e antecipando as comemorações do “Ano OE para a Igualdade de Género | 2024”.

A Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, docente da Universidade de Aveiro, vai estar na delegação distrital da Ordem para uma conversa com a Vice-Presidente da Ordem dos Engenheiros, Lídia Santiago e com a presença da Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro da Ordem dos Engenheiros, Isabel Lança.

Três mulheres numa partilha de ideias sobre o papel da Mulher na Engenharia Nacional.

A Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro vai dar cor ao evento.

Aveiro acolhe várias iniciativas sobre a presença de mulheres na vida empresarial.

O espaço DW Coworking reúne duas mulheres numa palestra intitulada “Seja líder de si mesma”.

Participam a oradora internacional Tânia Martins (consultora empresarial especialista em liderança global)e a empreendedora portuguesa Teresa Coimbra (empreendedora e fundadora do Grupo NeuroMais).

O evento está marcado para as 19h no DW Coworking no Centro Comercial Oita para abordar atitudes essenciais na mulher empreendedora.

“Acredito que o conhecimento deve ser divido, compartilhado, doado, assim, tudo que eu tenho de inovação, técnicas e métodos, que agilizam a rentabilidade do papel da mulher empreendedora, vai ser “entregue” neste evento. Faremos dinâmicas individuais e de grupo, que serão gatilhos extraordinários para as participantes saírem da palestra e colocarem em prática na primeira hora do outro dia, para verem a diferença na produtividade, no dia a dia”, destaca a oradora Tânia Martins, que possui mais de 10 mil horas de palestras e workshops ao redor do mundo.

O empreendedorismo feminino é crescente, de abrangência global.

Esse movimento envolve negócios pensados, fundados ou liderados por mulheres. A revista Forbes Portugal publicou em 2022 o Índice Mastercard de Mulheres Empreendedoras (MIWE), a qual apontou Portugal como o 6º país no mundo com mais mulheres empresárias.

O MIWE analisou a igualdade de gênero no mundo empresarial e a forma como o empreendedorismo feminino cresce e progride em 65 países do mundo.

Tânia Martins avalia que o papel da mulher no empreendedorismo precisa ser ousado.

“Nunca a mulher precisou ser tão ágil, audaz, corajosa e aberta às novas tecnologias. A mulher empreendedora hoje precisa entender minimamente de marketing digital e de inteligência artificial. A vencedora do prêmio Nobel da paz, Malala Yousafzai, apresentou um estudo em parceria com reputadas universidades do Reino Unido, que refere a importância de a mulher estar de braços dados com a inovação e a tecnologia. A mulher precisa, principalmente, de ter o conhecimento que ela pode transformar a vida dela, da comunidade, da família e inspirar mulheres no seu país e no mundo”, ressalta.

O evento organizado pelo grupo “Empreendedoras pelo Mundo” também terá transmissão on line pela plataforma Zoom. “Muito importante termos eventos que valorizam e enaltecem o papel da mulher empreendedora”, frisa Mariana Carneiro, gestora do grupo.