Aveiro: Santa Casa lamenta 15 falecimentos no decurso da pandemia. Ribau Esteves denuncia falta de meios de diagnóstico.

2020-04-06 20:21

Categoria: 

Concelho: 

Ribau Esteves alerta para o esgotamento do stock de zaragatoas no Hospital de Aveiro para poder manter os testes de despiste da Covid19.

O autarca falava, esta noite, no Telejornal, da RTP, para comentar o quadro de 15 óbitos no lar da Misericórdia, na Moita, Oliveirinha, num quadro de infeção que chegou a 77 utentes num universo de 105 e a 22 dos 140 funcionários.

A partir da informação da delegada de saúde e da Misericórdia, o autarca lembra que o lar da Santa Casa tem funcionado com verdadeira zona de internamento com alas autónomas para infetados e negativos.

Os números atingem expressão grande dimensão mas as equipas continuam no terreno a tentar estabilizar a situação.

“Fizeram-se 100 teste dos mil anunciados. Hoje estavam para se fazer mais 73 testes em lares de Santa Joana mas o stock de zaragatoas acabou. O hospital está em zero. É preciso eu os equipamento cheguem aos técnicos. Esses problemas são comuns a outros locais da nossa região em Estarreja, Albergaria, Murtosa e Ílhavo”.

Os 15 utentes falecidos são o acumulado de quatro semanas.

“Há 14 óbitos de pessoas que morreram tendo testado positivo mas com patologias associadas. É no lar que se tem arranjado a solução. E os mais complexos foram ao hospital”.

O provedor Lacerda Pais explica que há questões a precisar uma vez que além dos testes positivos eram utentes com outras patologias.