Aveiro: Ria Blades assume arranjo de estrada municipal.

2018-10-19 09:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Ria Blades vai assumir custos da reabilitação na rua do Freixo no Município de Aveiro, via que garante acesso à zona industrial de Soza, no concelho de Vagos.

No âmbito da expansão da fábrica da empresa Ria Blades foram executadas, nos anos de 2016 e 2017, obras de construção, durante as quais a referida empresa fez circular veículos pesados e maquinaria pela Rua do Freixo, no Município de Aveiro, e que danificaram este troço.

Trata-se de uma via municipal de ligação entre Aveiro e Vagos que não estava projetada para a utilização, com a carga e frequência dos veículos pesados, já que o arruamento está assente em zona barrenta.

O piso sofreu aluimentos e com isso condicionamento à circulação dos habituais utilizadores.

Por acordo entre autarquia e empresa, as partes concordam que a empresa deve assumir o projeto de execução da obra e os custos da execução.

Na reunião desta quinta o Executivo Municipal deliberou ainda aprovar a abertura do procedimento por concurso público para a reabilitação da Rua do Freixo, pelo valor base de 144 mil euros (+ IVA), com um prazo de execução previsto de três meses.

A intervenção incidirá na repavimentação da atual via, com o melhoramento da fundação junto às bermas, de modo a manter constante o perfil transversal de 5 metros, a regularização do pavimento betuminoso existente e colocação de nova camada de desgaste.

Ao mesmo tempo serão construídas valetas em meia cana de betão, nos primeiros 200 metros e na restante extensão da rodovia será moldada em terra para drenagem de águas pluviais, sendo ainda efetuado o tratamento de sinalização horizontal e vertical.

A reunião desta semana fica ainda marcada no campo das obras públicas pela abertura de novo concurso para a reabilitação da Rua Direita de Verba. Obra de 470 mil euros (+IVA) e um prazo de execução de 180 dias.

A decisão acontece após a CMA ter decidido, através de despacho do Presidente, não adjudicar o procedimento anterior, de 10 de agosto último, por considerar que “nenhuma das propostas apresentadas se coadunava com as necessidades da empreitada”.

A recuperação prevê a instalação da rede de gás natural numa extensão de 390 metros, para além das infraestruturas de águas pluviais ao longo de todo o traçado.

Esta rua é um eixo transversal periférico à cidade de Aveiro que faz a ligação das povoações de Nariz e Póvoa do Valado à zona Este dos municípios de Vagos e Ílhavo, nomeadamente à população da Palhaça.