Aveiro: “Regata de Vela Solidária” do Rotary inclui ação de educação ambiental.

2020-09-25 10:52

Categoria: 

Concelho: 

O Rotary Club de Aveiro, em parceria com o Rotaract Club de Aveiro, organiza este sábado mais uma edição da “Regata de Vela Solidária”.

A prova é aberta a embarcações de vela adaptada, vela ligeira e vela de cruzeiro e celebra a 6ª edição.

Este ano, a regata solidária, um evento âncora do Rotary Club de Aveiro, vai contribuir para a aquisição de uma embarcação de remo adaptada para o Clube dos Galitos, promovendo assim o acesso de pessoas de mobilidade condicionada a esta modalidade náutica.

As embarcações de vela adaptada e vela ligeira iniciam, às 11h, a preparação para a regata nas instalações da Academia de vela do Sporting Clube de Aveiro, estando prevista a largada da regata no Canal Principal pelas 14h30.

Na modalidade da Vela de Cruzeiro, será organizado um encontro de veleiros na meia-laranja, às 14h30, rumando de seguida em formato de passeio até às instalações do AVELA em Aveiro.

A “Regata Solidária” tem como embaixador o velejador profissional Renato Conde, contando nesta 6ª edição com a aveirense Paula Leitão, metereologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Tendo em consideração o atual contexto de pandemia em que vivemos, não haverá entrega de prémios nem a componente social como nas edições anteriores.

A regata tem como parceiros da organização, a Associação Aveirense de Vela de Cruzeiro (AVELA), a Academia de Vela do Sporting Clube de Aveiro, a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro (regata integra os eventos da Estação Náutica de Aveiro).

A regata conta com apoio de empresas e autarquias locais.

A par da regata solidária, o Rotary Club de Aveiro e o Rotaract Club de Aveiro organizam uma atividade terrestre de recolha de lixo marinho nas margens da Ria, integrado no “Dia Internacional da Limpeza Costeira” em parceria com a Fundação Oceano Azul.

O ponto de encontro para a limpeza costeira será na Marinha da Troncalhada (junto à Ponte das Eclusas) e consta de três percursos distintos ao longo da Ria de Aveiro.