Aveiro recebeu Campus Juvenil Internacional sobre Alterações Climáticas.

2022-09-06 12:58

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro recebeu o Campus Juvenil Internacional sobre Alterações Climáticas.

O evento que decorreu de 31 de agosto a 4 de setembro decorreu em Aveiro tendo reunido 208 pessoas, incluindo 128 alunos e 32 professores oriundos de Portugal, Espanha, Roménia, Polónia, México, Perú, Marrocos e Panamá.

A Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro acolheu e coorganizou, juntamente com o projeto Climántica, este evento que procurou encontrar respostas criativas e educativas para o problema das alterações climáticas.

Além dos alunos e professores, o evento envolveu ainda 10 investigadores e 38 divulgadores de ciência da Universidade de Aveiro e de Espanha.

Ao longo destes cinco dias do Campus Internacional ONE HEALTH, os jovens dos 13 aos 17 anos participaram em workshops de elaboração de histórias, canto, dança e improvisação teatral e musical, artes plásticas, holografia, robótica, fotografia, vídeo e redes sociais, num programa de formação STEAM para desenvolver produtos de comunicação de ciência através da arte, para sensibilizar a opinião pública sobre a emergência climática.

Com base no conhecimento adquirido no Campus, os alunos foram desafiados a produzir um espetáculo musical que juntou teatro, música, dança e artes plásticas, e ainda seis curtas-metragens de sensibilização ambiental sobre as alterações climáticas.

Integrado no Campus, decorreu também um programa de capacitação de professores do ensino secundário, para atuarem contra as alterações climáticas, que incluiu palestras e seminários com investigadores, workshops e saídas de campo.

O evento final de encerramento, com a apresentação final do espetáculo musical “A Volta ao Clima em 10 Atos” e das curtas-metragens, produzidos pelos alunos, aconteceu no passado dia 4 de setembro, no auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro, e contou com a presença de Artur Silva, Vice-Reitor da Universidade de Aveiro, de Rogério Carlos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, de José Caride, da Universidade de Santiago de Compostela e coordenador do projeto InnoEduCO2, de Francisco Soñora-Luna, também da Universidade de Santiago de Compostela e coordenador do projeto Climántica, e de Pedro Pombo, diretor da Fábrica.