Aveiro recebe encontro de trabalho da rede “EuniverCities”.

2019-05-07 15:15

Categoria: 

Concelho: 

A rede “EuniverCities” reúne em Aveiro esta quarta-feira.

Trata-se de uma rede Europeia, de cidades de média dimensão e suas universidades, com o objetivo de promover o trabalho colaborativo entre cidades e universidades e a troca de experiências entre parceiros europeus.

Esta rede integra assim, cidades e universidades com um perfil económico, social e tecnológico similar, reconhecendo, desde a sua constituição, a importância da tecnologia, da inovação e do conhecimento científico para o desenvolvimento das comunidades em que se inserem.

O objetivo principal da rede passa por promover a troca de experiências e conhecimento entre parceiros europeus que partilham o mesmo tipo de desafios sociais.

Em Aveiro, nos dias 8 e 9 de Maio decorre uma das duas reuniões anuais da rede, que contará com cerca de 40 representantes de municípios e universidades de cidades europeias.

Parma (Itália), Ghent (Bélgica), Magdeburg (Alemanha), Exeter (Reino Unido), Lausanne (Suíça), Málaga (Espanha), Linkoping e Norrkoping (Suécia), Trondheim (Noruega), Innsbruck (Áustria), Turku (Finlândia) e Timisoara (Roménia) são presenças asseguradas.

A reunião em Aveiro será dedicada ao tema “How can Universities be an active Stakeholder in the development of Cultural activities in the City?” e contará com a presença de Pier Luigi Sacco, professor na Universidade de Língua e Comunicação de Milão, na qualidade de “Key-Note Speaker” do evento.

O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, o Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, o Vereador da Câmara Municipal de Parma, Leonardo Spadi e Pier Luigi Sacco falam na abertura dos trabalhos, entre as 09h00 e as 09h15, no arranque da Reunião.