Aveiro recebe encontro de apoio à luta pela "liberdade" na Venezuela.

2017-05-19 10:59

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Civil de Venezuelanos em Lisboa - Venexos (uma ONG privada sem fins lucrativos que tem como objetivo geral apoiar, ajudar, assessorar e prestar assistência em diversas áreas aos Venezuelanos residentes em Portugal, principalmente no social, jurídico, cultural, social e humanitário), prepara uma concentração contra o governo da Venezuela para exigir, entre outros, um pronunciamento “claro e contundente” do governo português relativamente à atual situação política, económica e social que se vive naquele pais da América Latina.

Há perto de 1 milhão de portugueses e luso-descendentes na Venezuela e muitos são oriundos do Distrito de Aveiro. A iniciativa do próximo dia 28 de maio, entre as 15h e as 18h, realizar-se-á na Praça do Rossio (cidade de Aveiro).

“Virão pessoas de vários pontos do país”, afirma Sofia Alves, representante na região Centro da Venexos, a associação que apoia luso-venezuelanos e imigrantes daquele país da América do Sul, acrescentando que “querem mostrar o seu descontentamento com a situação que se vive atualmente na Venezuela, dando a conhecer as exigências da grande maioria do povo venezuelano”.

Exigências, que segundo Sofia Alves passam pela “abertura de um canal humanitário que permita o envio de medicamentos, comida e outros bens de primeira necessidade; libertação dos mais de 150 presos políticos; realização de eleições presidenciais antecipadas e respeito pela constituição nacional.

O evento será também uma forma de honrar as mais de 40 vítimas dos confrontos nas ruas. A associação diz que a “repressão” representa um risco para quem se evolve na “luta pela liberdade”.

O distrito de Aveiro é um dos distritos de Portugal com maior ligação à Venezuela e que, nos últimos anos, tem vindo a acolher um número cada vez mais elevado de emigrantes portugueses que estão a retornar conjuntamente com as suas famílias lusodescendentes que veem em Portugal a oportunidade de um futuro melhor.

A concentração está marcada para as 15 horas do dia 28 de maio, na Praça do Rossio, em Aveiro e contará com a participação do Eurodeputado do Partido da Terra – MPT José Inácio Faria, que tem vindo a apoiar esta causa.

As atividades arrancam às 15h com a explicação do evento, o minuto de silêncio pelas vítimas e os hinos de Portugal e da Venezuela. Segue-se o discurso de abertura pelo Presidente de Venexos Christian Höhn.

As campanhas em curso e as mensagens à Comunidade Internacional e a todo o povo da Venezuelano são momento alto deste programa.