Aveiro recebe ativista brasileiro Jorge Brand (Goura) para conversa sobre bicicletas e cidades.

2019-06-30 10:40

Categoria: 

Concelho: 

Cicloconversa com Jorge Brand (Goura) em Aveiro a propósito da mobilidade ciclável.

Jorge Brand, mais conhecido por Goura, é um Cicloativista e Deputado Estadual do Paraná, Brasil, e estará em Aveiro como convidado para um seminário na Universidade de Aveiro.

Aproveitando a oportunidade desta visita, a Ciclaveiro convidou o ativista para dar a sua visão sobre a bicicleta nas cidades, o envolvimento da comunidade, a aproximação ao poder político e o papel do activismo na mudança para cidades melhores.

Este evento é uma co-organização da Associação pela mobilidade urbana em bicicleta, do Núcleo de estudos culturais e ócio da UA e o grupo de estudos e pesquisas em lazer, espaço e cidade da UFPR/ Paraná/Brasil com o apoio do estúdio Trilhos da Terra.

Goura movimenta Curitiba há mais de 15 anos. Antes como ativista, hoje como um dos vereadores da Câmara Municipal. Foi eleito deputado estadual nas eleições de 2018.

Começou a colocar as suas ideias em prática com os ativistas do Coletivo Interlux com ações como Jardinagem Libertária, Música Pra Sair da Bolha e a primeira Bicicletada de Curitiba.

Em 2007, pinta a primeira ciclovia da cidade – sendo multado por crime ambiental.

Em 2011, foi co-fundador da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu, que teve papel fundamental na criação do Plano Cicloviário de Curitiba e nos diversos investimentos cicloviários que a cidade recebeu durante a gestão 2013-2016.

Em 2012, criou o Jardim de Sofia, um espaço comunitário às margens do Rio Belém.

Em 2014, junto a dezenas de pessoas, construiu a Praça de Bolso do Ciclista – a primeira da cidade feita coletivamente.

Em 2014, Goura é candidato a deputado federal com os temas da mobilidade, meio ambiente, parto humanizado, arte e cultura.

Com uma campanha colaborativa feita por dezenas de pessoas, consegue trazer 13.235 pessoas para pedalarem juntos.

Em 2015, trabalha como Assessor de mobilidade na Secretaria de Trânsito de Curitiba. Em apenas um ano, participa da criação das áreas e vias calmas da cidade, de dezenas de quilómetros de estrutura cicloviária e centenas de paraciclos (estacionamentos para bicicleta).

Em 2016, candidatou-se a vereador de Curitiba, e ganhou o lugar com expressivo apoio.

O encontro de Aveiro, aberto à comunidade, está marcado para as 21h30 no espaço Trilhos da terra.