Aveiro: PS reafirma oposição ao projeto de renovação do adro da Sé.

2023-10-25 10:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os Vereadores do Partido Socialista admitem que a revogação do procedimento do concurso para a "Qualificação do Adro da Sé e Área Adjacente" seria uma boa notícia se não fosse dar lugar a novo concurso.

A autarquia tomou a decisão de revogar a decisão de contratar, do primeiro concurso, e prepara-se para avançar para nova tentativa.

Os vereadores do PS continuam a temer pelo futuro daquela área da cidade.

Não concordam com tal intervenção no Adro da Sé e área adjacente.

“No entanto, sabemos que é objetivo da maioria PSD/CDS-PP voltar a lançar novo concurso em breve e como já assumido, com maiores custos para os munícipes por forma a conseguirem encontrar um empreiteiro disponível para concretizar esta obra, que não é mais do que um fetiche e um reparo estético bacoco, do qual discordamos veementemente”.

O primeiro concurso tinha sido lançado em Maio deste ano e um valor de 572 mil euros.

A intervenção tem assinatura do Arquiteto Álvaro Siza Vieira e prevê a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade com a recriação da Porta do Sol que vai utilizar pedra de Eirol enquanto recriação do material usado na época.

O projeto prevê a demolição da pérgula existente na lateral do Adro, substituindo-a por duas linhas de árvores, com a definição de uma nova alameda de acesso ao templo, no eixo da nave e da porta principal.

Inclui um murete no prolongamento da frente sudoeste da Rua do Batalhão de Caçadores 10, em memória do pré-existente.

O espaço "redesenhado" por Siza Vieira já levou à oferta da pedra da pérgola da Sé.