Aveiro: Projeto Monitor ajuda artistas na gestão da carreira.

2020-09-16 07:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O projeto MONITOR, inserido no âmbito do programa Cultura em Tempos de (In)Certeza, da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) e na programação do Teatro Aveirense, vai permitir que três projetos musicais (dois de Aveiro e um de outra localidade de Portugal) tenham um acompanhamento de mentoria durante um período de sensivelmente um ano por especialistas da indústria musical com vista a desenvolver e implementar estratégias de crescimento, adquirir conhecimento aprofundado do sector e receber ferramentas para uma boa gestão de carreira.

A CMA vai também apoiar cada projeto com 2.000€ para a gravação de um disco, elaboração de videoclipes ou fotos promocionais, estabelecendo pontes com parceiros locais nas áreas do áudio e do vídeo.

A apresentação ao público e à imprensa acontece no dia 19 de Setembro, pelas 17h00, no Teatro Aveirense e também pode ser acompanhada em direto no Facebook do Município de Aveiro e do Teatro Aveirense.

Esta apresentação contará com a atuação de Conjunto!Evite e Chinaskee, dois jovens projetos do panorama musical nacional, seguida de uma conversa entre os membros das duas jovens bandas e dois nomes incontornáveis da música nacional: Tim (Xutos e Pontapés) e Miguel Angelo (Delfins).

A entrada é livre, mediante o levantamento de bilhete a partir de 17 de setembro no Teatro Aveirense, no horário da bilheteira ou no próprio dia 19, a partir das 16h00.

Esta iniciativa insere-se no Plano Estratégico para a Cultura 2019-2030 da Câmara Municipal de Aveiro, nomeadamente no seu Eixo 1 (Criação), e tem o selo do projeto Aveiro 2027 - Cidade Candidata a Capital Europeia da Cultura.

O projeto MONITOR consiste na mentoria de artistas a solo ou bandas em início de carreira em todos os seus aspetos estratégicos e comerciais, na área da música.

A génese criativa e a execução ao vivo não serão abordadas aqui e os candidatos devem ter essa área já solidificada. Pretende-se dar ferramentas e acompanhamento a jovens artistas que sejam músicos e autores que lhes permita desenvolver uma estratégia de crescimento no atual mercado.

A responsável por este projeto de mentoria será Rafaela Ribas (manager e agente, sócia gerente da agência aFirma), a gestão, organização e produção do projeto é da responsabilidade da Teatro Aveirense, e contará com o apoio de 11 especialistas em várias áreas do sector cultural, sendo a mentoria adaptada ao grau de conhecimento e desenvolvimento de cada artista/projeto.

No final do processo, os projetos selecionados terão a oportunidade de se apresentar ao vivo no âmbito da programação do Teatro Aveirense, entre julho e setembro de 2021.