Aveiro: Prisma apresenta “Fortaleza Europa” em festival de Luz com mensagem sobre liberdade.

2022-10-15 08:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro vive por estes dias a programação do festival PRISMA 2022 integrado nos Techdays.

O tema do festival de luz é “Fortaleza Europa” com exibições a partir das 20h neste segundo e último dia da arte das luzes.

Assume tratar-se de um “termo controverso”, usado durante a Segunda Guerra Mundial pelos dois lados da barricada, cada um com a sua interpretação.

Oito décadas depois, com guerra às portas da Europa Central, Aveiro deixa a sua referência à Europa como “guardiã das tradições e da democracia”, “fortaleza da liberdade”.

A criação artística surge associada aos valores da liberdade e da afirmação do espaço europeu em “processo de criação de liberdade e de afirmação da ligação das pessoas através das ideias e da cultura”.

Destaque para espetáculos em edifícios emblemáticos como os Paços do Concelho, a Escola Homem Cristo, o tribunal, a Sé, o jardim do Museu ou o parque da Baixa de Santo António.

Na Praça da República mostra-se a arte dos alunos da escola de viodeomaping.

Ali foram formadas já 14 “talentosas e criativas” mentes da região de Aveiro.

O Prisma 2022 torna o edifício histórico dos Paços do Concelho numa tela para as obras de videomapping dos alunos de 2022, assim como para a vencedora de um concurso que envolveu os participantes das edições anteriores, Diana Matoso, e uma obra de Luca Pulvirenti, do estúdio criativo Mammasonica.