Aveiro: "Por favor falem, partilhem ideias e sejam críticos" - Manuel Heitor (Ministro da Ciência).

2021-11-10 09:16

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior quer os representantes dos laboratórios colaborativos prontos para debater e questionar todo o trabalho cientifico desenvolvido.

Manuel Heitor esteva na abertura do 2º Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos para o ponto de situação sobre o exercício destas bases de trabalho que fomentam a transferência de tecnologia para o mundo das empresas.

Uma forma de tomar o pulso à medida que promove a criação de emprego altamente qualificado, nomeadamente no interior do país, e visa transferir a tecnologia e o conhecimento para o tecido empresarial em setores estratégicos como a Saúde, Energia e Sustentabilidade, Transformação Digital e Agroalimentar.

E foi a partir de Aveiro que discursou aos participantes em língua inglesa.

Manuel Heitor quer ver acentuado o espírito aberto desta iniciativa e o espírito crítico dos cientistas (com áudio)

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia já reconheceu 35 Laboratórios Colaborativos (CoLAB), cuja atividade é acompanhada e monitorizada pela Agência Nacional de Inovação (ANI).

A sessão e Aveiro visa apresentar as atividades e as tecnologias inovadoras desenvolvidas pelos 35 CoLAB atualmente reconhecidos e dará destaque às oportunidades de cooperação com o tecido empresarial, que está cada vez mais representado na composição dos CoLAB.

Esta quarta, às 14h30, a Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, participa no segundo dia do 2º Encontro Anual de Laboratórios Colaborativos num painel sobre o papel dos colabs no desenvolvimento das regiões ao interior.