Aveiro: Novos autocarros eléctricos chegam a tempo do Natal.

2018-11-17 07:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Os primeiros três autocarros elétricos a integrar a frota da Transdev em Aveiro, onde opera sob a marca AveiroBus, estão em fase avançada de produção e começam a circular pelas ruas do município ainda este ano.

A previsão é que surjam ao serviço já em meados de dezembro.

A confirmação foi dada por Pierre Jaffard, CEO da Transdev Portugal, ao Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, durante a visita que ambos fizeram, esta sexta, à fábrica da CaetanoBus em Vila Nova de Gaia, onde os veículos elétricos da Transdev estão a ser produzidos.

"Aveiro vai beneficiar de toda a experiência e know-how que o Grupo Transdev tem na Europa, onde além de ter sido o primeiro operador de autocarros elétricos, é igualmente líder em mobilidade com emissões zero", afirmou Pierre Jaffard, frisando que, "à semelhança do que já acontece em diversos países europeus, a Transdev está já apta a introduzir em Portugal soluções de transporte com recurso a fontes de energia 100% limpas e adaptadas à medida das necessidades dos municípios e empresas".

Para o Presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, "a aposta no crescimento da qualidade total da mobilidade e dos transportes públicos no Município de Aveiro, passa pela introdução nas operações do modo elétrico, que constitui um contributo relevante para a qualidade ambiental e mais um incentivo para a sua utilização pelos Cidadãos”.

“Estes três autocarros elétricos que vão entrar na operação da AveiroBus são mais um testemunho da boa qualidade da parceria entre o Grupo Transdev e a Câmara Municipal de Aveiro, tirando proveito dos Fundos Comunitários do Portugal 2020”.

Com capacidade para transportar mais de 60 passageiros, os autocarros elétricos que vão servir o município de Aveiro apresentam as medidas standard (12 metros de comprimento) e estarão equipados com motores elétricos de 700V e potência máxima de 160kW.

Na área da mobilidade elétrica, o Grupo Transdev transporta mais de três mil passageiros por dia em países como os Estados Unidos, França, Austrália e Holanda, onde a rede de autocarros que serve as cidades de Amesterdão e Eindhoven é reconhecida como a mais limpa do mundo.