Aveiro: "Não há ensino privado e público. Há ensino público gerido por entidades privadas e públicas" - Ribau Esteves.

2021-06-02 11:25

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Colégio Português celebra 25 anos e diz que as dificuldades sentidas há 25 anos na criação acabam por ter eco nos dias de hoje em que as guerras ideológicas dificultam o ensino sob gestão de privados.

Caetano Alves, fundador da primeiro projeto privado na área da educação, em Aveiro, aproveitou a celebração das bodas de prata para acentuar os prejuízos dessa dicotomia.

O empresário é defensor de liberdade de iniciativa e liberdade de escolha num quadro que pode permitir modelos alternativos na formação dos alunos (com áudio)

O Colégio Português iniciou a sua atividade no dia 1 de junho de 1996 com as valências de Pré-Escolar e ATL abrindo em setembro de 1997 o 1.º ciclo.

No dia 7 de janeiro de 1998, o Ministério da Educação concedeu a esta instituição de ensino a Autorização Definitiva de funcionamento n.º 587.

No início do novo milénio, em setembro de 2000, o Colégio Português abriu o 2.º ciclo e passados dois anos o 3.º ciclo.

Em 31 de maio de 2005, o Ministério da Educação concedeu à Instituição a Autonomia Pedagógica para o 1.º e 2.º ciclo e, a 5 de novembro de 2008, ao 3.º ciclo.

Henrique Pereira, professor do Colégio Português, autor de um livro que resume essa história, destaca a ambição e o sonho de quem conseguiu concretizar o projeto (com áudio)

Ribau Esteve marcou presença na cerimónia para deixar críticas a quem divide o ensino entre público e privado. Diz que a gestão é que muda e essa merece leitura atenta (com áudio)