Aveiro na Berlim Conference 2022.

2022-11-09 14:54

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro na Berlim Conference 2022.

A candidatura a capital europeia da cultura em 2027 fez parte do debate sobre a responsabilidade das cidades, das regiões e dos seus cidadãos no sucesso do projeto europeu e do seu futuro na conferência de Berlim cujo tema foi “Co-Creating Europe From the Bottom-Up”.

O encontro decorreu a 8 e 9 de novembro e reuniu artistas, intelectuais, autarcas, organizações cívicas, cidadãos e, principalmente, jovens para propor narrativas e abordagens inovadoras para a Europa de amanhã.

O evento contou com a participação de José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro e do Conselho Estratégico de Aveiro 2027, que participou na sessão “The Unique Responsibility of European Capitals of Culture”, juntamente com representantes de quatro cidades com o título de Capital Europeia da Cultura: Cracóvia 2000, Rijeka 2020, Chemnitz 2025 e Nova Gorica 2025.

Nas suas intervenções Ribau Esteves realçou a “importância da Cultura no fortalecimento do projeto Europeu e dos seus valores, no reforço da participação dos cidadãos na vida das democracias europeias como fundamental para que a Europa seja mais forte e unida internamente e mais relevante em termos políticos no cenário mundial”.

Destacou, ainda, vários aspetos da candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura, nomeadamente “no que respeita à relação Homem/Natureza, às alterações climáticas, ao papel atlântico da Europa, à Cultura como o quinto elemento da Natureza, que se junta à Água, à Terra, ao Ar e ao Fogo, entre outros”.

Aveiro marcou ainda presença enquanto uma das cidades com o selo EFFE SEAL Label for Festivals Cities and Regions.

A Berlin Conference é organizada pela Europe Bottom-Up, uma plataforma digital de ação e cooperação com o objetivo de sensibilizar os cidadãos para a importância dos valores europeus e contribuir para o sucesso da Europa numa ampla variedade de domínios, sendo presidida tanto por membros do Parlamento Europeu como elementos do sector cultural e da sociedade civil.