Aveiro: “Música na Escola” regressa em mais uma edição com a presença da Filarmonia das Beiras.

2023-02-14 07:34

Categoria: 

Concelho: 

“Música na Escola” regressa em mais uma edição com a presença da Filarmonia das Beiras.

Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico participam neste programa.

Depois de uma paragem de dois anos, a Câmara de Aveiro, com a colaboração da Orquestra Filarmonia das Beiras, irá promover mais uma edição da iniciativa “Música na Escola” destinada a todos os Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município.

Esta iniciativa tem como objetivo divulgar, sensibilizar e formar o público infantil para a música erudita, divulgar a arte da ópera, participar num concerto ao vivo e interagir com a Orquestra, cantores e apresentador, bem como, alargar os horizontes culturais e a experiência técnica a partir da audição da música.

Na edição de 2023, a Orquestra Filarmonia das Beiras decidiu abordar a obra “Il Maestro di Cappella”, de Domenico Cimarosa, numa versão propositadamente traduzida para português, designada “O Mestre de Música”.

Esta obra singular do repertório lírico apresenta caraterísticas que lhe conferem grande potencialidade pedagógica a ser explorada por variados enquadramentos.

Este momento será dirigido pelo Maestro António Vassalo Lourenço, apresentado pelo Professor Jorge Castro Ribeiro e terá como solistas o barítono Eduardo Portugal e o baixo Miguel Maduro-Dias. Trata-se de um Intermezzo, uma miniópera que era apresentada durante o intervalo das grandes óperas e que, neste caso, tem apenas uma personagem e apresenta várias situações muito cómicas.

A edição deste ano contará com um total de 3.162 participantes, provenientes de 31 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, estando previstas cinco sessões, uma no dia 14 de fevereiro e duas nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2023. As sessões decorrerão no Grande Auditório do Centro de Congressos de Aveiro.

A sessão de encerramento realiza-se no domingo, dia 19 de março de 2023, pelas 16h00, com o Concerto de Família no Teatro Aveirense, num momento de partilha e interação entre as Crianças e os seus Familiares.