Aveiro: Mulheres cientistas da UA homenageadas pela Ciência Viva.

2021-03-08 07:51

Categoria: 

Concelho: 

Seis cientistas da Universidade de Aveiro entre as mulheres homenageadas pela Ciência Viva no Dia Internacional da Mulher.

Alexandra Monteiro, Ana Velosa, Diana Madeira, Iola Duarte, Sandra Soares e Sónia Cruz são as seis cientistas da Universidade de Aveiro (UA) que integram a edição deste ano do livro “Mulheres na Ciência”, a lançar esta segunda, às 11h00, pela Ciência Viva, como forma de homenagear as mulheres cientistas portuguesas que têm contribuído para o progresso da ciência e tecnologia nacionais.

As mulheres cientistas portuguesas representam 45 por cento do total de investigadores no nosso país.

Alexandra Monteiro é especialista em Ambiente, Ana Velosa é investigadora nos campos da conservação e reabilitação de edifícios, Diana Madeira investigadora do CESAM e Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Iola Duarte é doutorada em Química, Sandra Soares Doutorada pelo Instituto Karolinska, na Suécia, e investigadora no William James Research Center, do Departamento de Educação e Psicologia, e Sónia Cruz, da área da biologia, conquistou recentemente uma bolsa de 2,3 milhões de euros, atribuída pelo Conselho Europeu de Investigação.

A edição 2021 do livro “Mulheres na Ciência” que as homenageia reúne 101 retratos de investigadoras de diferentes gerações e áreas do conhecimento, captados pelas objetivas dos fotógrafos Clara Azevedo, José Carlos Carvalho, Luís Filipe Catarino e Rita Carmo.

O lançamento, no Dia Internacional da Mulher, às 11h00, terá transmissão em direto a partir da página de YouTube da Ciência Viva e contará com a participação do Ministro Manuel Heitor.

Em edições anteriores foram já homenageadas as cientistas Helena Nazaré, Isabel Martins, Ivonne Delgadillo, Mara Freire, Susana Sargento, Célia Ferreira, Florinda Mendes da Costa e Mónica Amorim.