Aveiro mantém projeto europeu LIFE PAYT e anuncia que Agosto marca colocação de novos contentores na Forca Vouga.

2020-08-04 17:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro não desiste do projeto europeu LIFE PAYT e anuncia que Agosto marca a retoma da experiência piloto com os 26 contentores com controlo de acessos (contentores PAYT) na Urbanização da Forca Vouga.

A autarquia reconhece que a primeira fase de testes, que decorreu em 2018, identificou “problemas mecânicos” com o tipo de contentor instalado, o que obrigou à intervenção do prestador de serviço para encontrar a melhor solução.

A segunda versão apresenta-se com uma tampa mais robusta, com uma abertura mais larga e um tambor simples com menos possibilidade de avaria.

“As autoridades locais estão a ser expostas a métodos inovadores, tecnologias e ações, com os previsíveis e naturais problemas de adaptação, com o objetivo principal de redução da produção de resíduos, reutilização e recolha seletiva, encorajando os cidadãos a adotar novas práticas”, explica a autarquia.

A instalação de equipamentos decorre de 17 a 31 de agosto com a segunda versão dos 26 contentores PAYT na área de demonstração da Urbanização da Forca-Vouga.

Enquanto esta instalação decorre e o sistema é operacionalizado, serão mantidos os contentores normais ao lado dos contentores PAYT.

De 31 de agosto a 5 de setembro (2ª feira a sábado) e 12 de setembro (sábado) junto ao estacionamento da Rua Dr. Orlando Oliveira os moradores terão à sua disposição um eco quiosque que funcionará nos dias úteis das 15h00 às 19h00 e aos sábados das 9h00 às 12h30.

Uma forma de agilizar uma eventual substituição do cartão de acesso PAYT ou as credenciais de acesso à plataforma do LIFE PAYT.

É possível levantar a segunda via do cartão de acesso bem como solicitar novamente as credenciais.

Em alternativa, a partir de 31 de agosto até 14 de setembro, é possível solicitar estes elementos por email para aveiro@life-payt.eu ou por telefone n.ºs 234406428 e 234406412.

De notar que a segunda via do cartão implica a ativação do novo cartão e a desativação do cartão antigo, que foi perdido ou extraviado.

Os utilizadores não ficam com dois cartões ativos para usar.

De 15 de setembro a 16 de novembro de 2020, na área piloto da Urbanização da Forca-Vouga, só existirão contentores PAYT acessíveis com o cartão de acesso.

A autarquia explica que a desistência ou cancelamento nunca foram opção.

Apesar de críticas assumidas pelo núcleo da Associação Portuguesa de Educação Ambiental que defende ação mais colaborativa com as comunidades e o envolvimento efetivos dos cidadãos como via para o sucesso, a autarquia defende nova etapa neste processo.

“Este é um projeto piloto, obviamente com carácter experimental, e sujeito a falhas, como aliás têm acontecido noutros projetos desenvolvidos por Municípios Portugueses e de outros Países Europeus. Existem desafios europeus na área dos resíduos urbanos e bio-resíduos que iremos ter de cumprir a médio e longo prazos, enquanto sociedade, e que certamente só iremos conseguir com um espírito de cooperação e de responsabilidade social, sabendo que alguns deles integram a mudança de hábitos, práticas e comportamentos dos Cidadãos, que exigem tempo, determinação e mais projetos-piloto, de forma a que a evolução positiva que temos conseguido na gestão de resíduos urbanos no Município de Aveiro, continue no futuro próximo”, justifica a Câmara de Aveiro.