Aveiro: "Longe vai o tempo em que as instituições de ensino superior ambicionavam ter impacto ensinando" - Paulo Ferreira.

2019-11-19 08:24

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Reitor da Universidade de Aveiro destaca as políticas de empreendedorismo como pilar estruturante no futuro das universidades.

Na abertura da Semana do Empreendedorismo, no Espaço Viver a UA, Paulo Jorge Ferreira recordou a evolução dos modelos de ensino para concluir que hoje há uma dimensão experimental que deve ser alimentada.

Esta é uma iniciativa que visa fortalecer a cultura empreendedora na Academia e na Região e dotar os empreendedores, ou potenciais empreendedores, das competências e de informação-chave para o processo de criação e desenvolvimento de uma empresa.

O Reitor da UA saúda a aposta e destaca o papel do empreendedorismo no sistema de ensino superior (com áudio)

O programa desta semana foi desenhado pela UACOOPERA - Unidade Transversal para a Cooperação com a Sociedade, a Universidade de Aveiro Incubator e um vasto grupo de docentes que lecionam ou dinamizam projetos ligados à área do empreendedorismo.

De salientar a iniciativa Trainee Hunt, a realizar no dia 21 de novembro, que pretende aproximar os estudantes e recém-licenciados da UA das startups da região de Aveiro.

Esta iniciativa visa ainda dar a conhecer as oportunidades de estágio e emprego aos jovens, permitindo assim que as startups tenham acesso privilegiado aos novos profissionais e que os formandos contactem com o mercado de trabalho fazendo valer as competências adquiridas.

A semana encerra com o Startup Weekend, um evento de imersão em inovação e tecnologia, considerado pela entidade promotora global, a Techsatars, o maior evento global de empreendedorismo que já decorre em cerca de 150 países.

O evento, que acontece pela primeira vez em Aveiro, desafia os participantes a transformar uma ideia de negócio numa startup em 54 horas e tem como objetivo fomentar e difundir o empreendedorismo e a inovação tecnológica.

De 22 a 24 de novembro, durante as 54 horas do evento, a Universidade de Aveiro reunirá desenvolvedores, designers, profissionais de marketing, gerentes de projetos, entusiastas de startups e curiosos pelo tema que irão receber ajuda de mentores para criar soluções e construir novas startups.

O Startup Weekend começa na sexta-feira. Os participantes apresentarão suas ideias de negócios, com objetivo de atrair outras pessoas para formar suas equipas.

Durante o sábado e o domingo as equipes trabalharão no desenvolvimento do projeto e validação das ideias com ajuda de mentores experientes nas mais diferentes áreas necessárias para a evolução dos projetos.

No final do evento as equipas apresentarão seus projetos para uma banca de jurados especialistas em inovação e tecnologia. As equipas que apresentarem os melhores desempenhos serão premiadas.