Aveiro: Jovens emigrantes contam estórias da nova diáspora.

2019-09-16 10:47

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Cris Lopes, emigrante portuguesa de nova geração, natural da Gafanha da Nazaré, autora do livro que relata a vida dos novos emigrantes, diz que valeu a pena a caminhada pós universitária que a levou ao México.

A experiência de novos emigrantes foi contada em livro como estórias de vida de cinco jovens portugueses, dois deles naturais da Gafanha da Nazaré.

“Millenials, cidadãos do mundo, relatos da nova diáspora” é uma obra de Cristiana Lopes com relatos de Cláudia Granada, Constança Santos, Daniel Nunes Vareta e Francisco Miguel Sousa.

Jovens que partiram à conquista do mundo cheios de ambições e desejosos de conhecer novas culturas.

Cris foi seduzida pelo povo mexicano e foi na Cidade do México que encontrou a sua nova família.

Nascida em 1989, é licenciada em Gestão pela Universidade de Aveiro.

Foi Diretora de Relações Internacionais na AIESEC Portugal e depois do seu mandato decidiu fazer um estágio profissional pela mesma associação.

Com 22 anos, chegou à Cidade do México para estagiar numa empresa durante um ano. Acabou por ficar por cinco anos e constituir família.

Já passou por Lisboa e voltou a sair instalando-se em Madrid, onde reside.

Admite, em entrevista ao programa "Conversas", que o regresso a Portugal não foi o sonhado e que por agora a aventura continua fora do país (com áudio)

A obra, editada pela Sana Editora, é feita de relatos de vida e histórias de uma mala que já não é de cartão.

Os cinco contam estórias de vida aqui destacadas em cinco frases emblemáticas (com áudio)

O lançamento do livro e as experiências dos novos emigrantes surgem como tema da entrevista desta quarta, às 19h, ao programa "Conversas".