Aveiro: Jovens africanos apresentam Projetos de Inovação Comunitária.

2022-05-25 08:37

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Laboratório de Cidadania Intercultural apresenta esta quarta-feira, dia 25, os Projetos de Inovação Comunitária (PIC) criados pelos seus proponentes, jovens africanos lusófonos residentes em Aveiro, com a colaboração de vários elementos da comunidade.

Os oitos projetos mobilizam, atualmente, mais de 50 participantes que estão a trabalhar os temas das artes e desporto, do empreendedorismo e empregabilidade, preconceito, acolhimento e apoio ao estudo, trocas de saberes lusófonos e combinação de sabores africanos.

O LABIC Aveiro promove a apresentação às 21h em sessão no auditório da Livraria da UA.

Nessa sessão vão ouvir os comentários e sugestões dos membros do júri.

Cada um dos projetos dispõe de 5 minutos para a apresentação.

Milártica Artes; Empreendedorismo e empregabilidade; PreconceiTUs; Desporto intercultural; Acolhimento do estudante africano lusófono; Sabi+; Mais mundo e Gastronomia africana são os projetos que depois do comentários do Júri assinam acordos de comnpromisso.

Para analisar as propostas e fazer recomendações, foi convidado um júri constituído por representantes institucionais, organizações parceiras e colaborantes e membros da comunidade africana.

Sandra Soares, Pro-Reitora da Universidade de Aveiro; Maria João Ruela, Assessoria da Presidência da República; Karim Merali, Diretor Executivo da Aga Khan Foundation; Alexandre Prior, Grupo PRIFER; Alexandra Neves, Representante Regional do Centro da EMPIS; Elisabete Rita, Vice-Presidente Executiva da AIDA, Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro; Manuel Torrão, Diretor Executivo da EFTA; Edson Ferreira, Presidente da Associação Mon na Mon; Wilson Carmo, Presidente da AAUAV; Fernando Marques, Presidente da União de Freguesias de Glória e Vera Cruz; Vita Malonga, Empreendedor e mentor; Miguel Oliveira, UA Intercultural; Filomena, fundadora da Mon na Mon; Vânia Semedo, estudante da UA e Selma Figueiredo, estudante da UA, são os elementos do Júri.

O LABIC Aveiro é um Laboratório de Cidadania Intercultural financiado pelo programa “Parcerias para o Impacto” da Portugal Inovação Social que visa contribuir para a integração social, cultural, académica e profissional dos estudantes africanos residentes em Aveiro.

Trata-se de um esforço conjunto de uma parceria entre a Fundação Aga Khan, a Universidade de Aveiro, a Associação Mon Na Mon, a AIDA Câmara de Comércio e Indústria e que tem como investidor social o Grupo Prifer e surge no seguimento de outras iniciativas semelhantes dinamizadas em Aveiro, nomeadamente o Lab Cívico de Santiago e o Cidadania LAB.

Esta iniciativa pretende responder a um desafio social identificado numa comunidade migrante com dimensão significativa (africana).

A comunidade tem uma expressão relevante no contexto académico da Universidade de Aveiro, com mais de 600 alunos de Angola, Guiné, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, cerca de metade a frequentar licenciatura, 30% doutoramento e os restantes 20% mestrado.

Os aveirenses são convidados a participar ativamente na sessão de lançamento e a colaborar na conceção e implementação dos projetos.

 

Projetos:

PIC Milártica (https://www.instagram.com/milartica/) é um projeto multicultural que reúne um conjunto de artistas lusófonos, direcionado por amor às artes, para ampliar a oferta de programas culturais lusófonos e promover a inclusão das pessoas de diferentes nacionalidades e culturas.

PIC Empreendedorismo e Empregabilidade procura promover o apoio à empregabilidade e empreendedorismo e terá como missão favorecer a entrada no mercado de trabalho dos graduados.

PIC PreconceiTUs pretende refletir sobre a desconstrução do preconceito. Realizará debates e conversas sobre este problema.

PIC Desporto Multicultural deseja trabalhar o desporto como campo de reforço dos laços multiculturais. A iniciativa organizará atividades em espaços formais e informais, dando vida à cidade.

PIC Acolhimento do aluno africano lusófono tratará do acolhimento ao aluno africano lusófono. Sistematizará os apoios e serviços disponíveis numa plataforma de fácil acesso.

PIC Sabi+ é um projeto criado por alunos africanos lusófonos, no âmbito do LABIC Aveiro, com o propósito de organizar um sistema de apoio ao estudo, que agregue e potencie diferentes respostas e projetos naquela área, para facilitar a aprendizagem e a inclusão dos estudantes.

PIC Mais mundo é uma iniciativa que visa abrir novos mundos e horizontes para os estudantes africanos. Explorará o conhecimento dos lugares que os acolheram e o intercâmbio de culturas.

PIC Gastronomia Africana deseja explorar o potencial da gastronomia africana como espaço de aproximação cultural e como micro-negócio.