Aveiro Jovem Criador e residência artística marcam agenda de Outubro na cultura aveirense.

2016-10-03 11:50

Categoria: 

Concelho: 

A iniciativa “Aveiro Jovem Criador 2016” prepara a 15.ª edição com alargamento de atividades. Com organização da Câmara Municipal de Aveiro, “Aveiro Jovem Criador” pretende promover a participação de todos os jovens artistas desenvolvendo espaços de incentivo e de divulgação dos trabalhos produzidos nas áreas de arte digital, escrita, fotografia, pintura a que se acrescenta a música.

Nesta edição apresenta-se um novo escalão etário dos 13 aos 17 para jovens da Região de Aveiro, com um prémio de 500€ e possibilidade de frequentar uma residência artística Nacional. O escalão dos 18-35 tem o prémio de 1000€, acrescido da possibilidade de uma residência artística Internacional. Este último escalão abrange jovens de todo o território nacional.

O tema a desenvolver é livre para as duas categorias e todas as áreas, no entanto, haverá um prémio de distinção sobre o tema “Cidade de Aveiro”, uma novidade na presente edição.

As candidaturas vão decorrer de 8 a 12 de novembro no Museu Santa Joana. A inauguração da exposição e divulgação dos premiados acontecerá a 18 de dezembro. A exposição será inaugurada a 11 de fevereiro 2016.

Entretanto, enquanto se aguarda pela abertura da exposição CreArt 2016 Notes on Tomorrow, no final de outubro, em Aveiro está presente na residência artística do mesmo projeto a decorrer em Kaunas [Lituânia].

Xu Moru, jovem de origem chinesa e a residir e estudar em de Aveiro, foi um dos quatro artistas selecionados para realizar a residência artística de longa duração promovida pela Artkomas, no âmbito do projeto CreArt – Rede de cidades europeias para a criação artística.

A residência artística, que decorre entre 15 de setembro e 30 de outubro, dedicada a pintores, fotógrafos e artistas de artes digitais, conta também com a presença de Ivana Vulic e Mario Romoda, ambos de Zagreb, e María Lozano, de Valladolid.

Estudante do Mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro [Departamento de Comunicação e Artes], Xu Moru apresentou como proposta de trabalho a desenvolver em residência o tema One person one day one map, que se integra num seu projeto mais vasto intitulado Lost & Found e que espera vir a contar com a participação de pessoas de Kaunas.

Além desta possibilidade para materializar o seu projeto criativo, a artista entende esta residência como uma oportunidade para conhecer outros locais e estabelecer contactos com os artistas e a comunidade artística de Kaunas na mira da construção de projetos conjuntos futuros.

Xu Moru [1990] tem um percurso académico que cruza Portugal e China e as universidades de Aveiro e Nanjing que lhe conferem formação em Línguas e Cultura – Língua, Literatura e Cultura Portuguesa, bem como em Comunicação e Jornalismo, complementadas com o Mestrado em Criação Artística Contemporânea.

Quanto ao seu curriculum artístico, conta já com a participação em eventos internacionais como a IV Graphic Art Biennial of Szeklerland [Roménia], a Semana Pré-Festival de Inverno da UFMG [Minas Gerais, Brasil] e a I Itinerant Assembly, Schöneweide-Berlin [Berlim, Alemanha].