Aveiro: Jornal Politico destaca município entre exemplos aplicados à tecnologia 5G.

2021-10-08 09:12

Categoria: 

Concelho: 

A Cidade de Aveiro faz destaque na edição online do jornal Politico de dia 29 de setembro, num artigo que distingue os melhores exemplos aplicados à tecnologia 5G em toda a Europa.

A par de cidades como Marselha (França), Matera (Itália) ou Bonn (Alemanha), Aveiro é reconhecida como um "laboratório tecnológico" a céu aberto e um motor de desenvolvimento económico na Região, criador de emprego.

O artigo intitulado “5G goes local: seizing the opportunities, debunking the myths” faz referência ao 5G como uma tecnologia revolucionária e potenciadora de novas oportunidades socioeconómicas – com um forte enfoque na área ambiental – para as comunidades locais em toda a Europa.

Estima que a implantação total desta tecnologia na Europa poderá “gerar um impacto anual de 113 mil milhões de euros no PIB [Produto Interno Bruto] e 2,4 milhões de novos empregos em 2025.”

De recordar que Aveiro tem uma rede de infraestruturas 5G instaladas em toda a cidade para dar vida ao Aveiro Tech City Living Lab, uma plataforma urbana de gestão de dados que disponibiliza um laboratório tecnológico ao serviço de investigadores, indústrias digitais, startups, scaleups, centros de I&D, empreendedores e outros stakeholders, para desenvolvimento, teste ou demonstrações de conceitos, produtos e serviços.

A infraestrutura de acesso está suportada em tecnologia de fibra, unidades de rádio reconfiguráveis, rádio 5G-NR e serviços de rede 5G, interligando sensores e unidades remotas de recolha de informação em toda a área urbana da cidade.

Os projetos Milimiter City e Helix Multi Player são exemplos de serviços validados na rede 5G de Aveiro.

Lançado na Europa em abril de 2016, o Politico é empresa de comunicação social norte-americana com dedicada a assuntos políticos, com veia apartidária.

O jornal online Politico Europe nasce de uma joint-venture entre Politico LLC, sediada nos EUA e Axel Springer, a editora digital líder na Europa.

O Politico tem como missão ligar e capacitar profissionais através do jornalismo apartidário e da inteligência acionável sobre estratégia e política europeia.