Aveiro: "Internet das coisas" debate tecnologias do mar e do espaço.

2023-10-17 10:25

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Portugal quer seguir na linha da frente das novas tecnologias e o futuro da internet das coisas pode representar espaço de oportunidade para os setores marítimo e de segurança.

Esta é a linha orientadora para o World Forum on Internet of Things (IoT), um dos mais prestigiosos eventos globais dedicados à Internet das Coisas, que decorre em Aveiro ao longo da semana.

“O Planeta Azul: o casamento do Mar e do Espaço” é uma das áreas de interesse que mobiliza organizações de todo o mundo.

O evento conta com o apoio nacional da Universidade de Aveiro e do Instituto de Telecomunicações, o apoio internacional da Networld Europe e da Alliance for IoT and Edge Computing Innovation, e o recorde de doze diferentes sociedades associadas à IEEE IoT Technical Community.

O Chefe de Estado Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo, e o Secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, participaram no primeiro dia do evento.

Rui Aguiar, do Instituto de Telecomunicações, diz que são presenças que reforçam as áreas de interesse da agenda nacional (com áudio).

Cinco dias de reunião física, até 20 de Outubro, no encontro de líderes da indústria, académicos, especialistas em tecnologia e empreendedores, para explorar o impacto da IoT no mundo atual.

Entre os oradores vão estar Catherine Warner, Directora do Centro para Investigação Marinha da NATO, o Brigadeiro General Paulo Viegas Nunes, Presidente do SIRESP, Dan Isaacs, CTO da Digital Twin Consortia, ou Jorge Pereira, da Comissão Europeia.

Encontro com dimensão global aqui explicado por Rui Aguiar (com áudio).