Aveiro: "Inovação social é combater desigualdades com base participativa" - Filipe Almeida (Portugal Inovação Social).

2022-05-26 09:40

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro faz história no campo social.

O Laboratório de Cidadania Intercultural apresentou os Projetos de Inovação Comunitária (PIC) criados pelos seus proponentes, jovens africanos lusófonos residentes em Aveiro, com a colaboração de vários elementos da comunidade.

Os oitos projetos mobilizam, atualmente, mais de 50 participantes que estão a trabalhar os temas das artes e desporto, do empreendedorismo e empregabilidade, preconceito, acolhimento e apoio ao estudo, trocas de saberes lusófonos e combinação de sabores africanos.

A Presidência da República tem acompanhado de perto esse esforço de inclusão.

Maria João Ruela, assessora de Marcelo Rebelo de Sousa, diz que tem acompanhado o trabalho dos investigadores da Universidade e a dinâmica social instalada nos diferentes laboratórios.

Destaca a importância de inovar e replicar as ideias (com áudio)

A criação de soluções e respostas sociais com envolvimento das comunidades a que se destinam é a chave destes laboratórios.

No caso da comunidade estudantil africana existe uma expressão considerada relevante no contexto académico da Universidade de Aveiro.

Há mais de 600 alunos de Angola, Guiné, Moçambique, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, cerca de metade a frequentar licenciatura, 30% doutoramento e os restantes 20% mestrado.

A Mon Na Mon, associação de filhos e amigos da Guiné-Bissau, com presença em Aveiro há quase duas décadas, afirma estar a viver uma etapa fervilhante em que os projetos são liderados pela comunidade.

Dos dirigentes chega a afirmação de uma forma de construir respostas envolvendo os sujeitos desses mesmos projetos.

Gerson Pinto confessa otimismo perante todo o trabalho desenvolvido e pelo entusiasmo gerado (com áudio)

O esforço de Aveiro tem sido acompanhado pela Portugal Inovação Social.

Trata-se de uma iniciativa pública que visa promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal.

Filipe Almeida elogiou a dinâmica aveirense e reafirmou o compromisso com projetos transformadores que são capazes de fazer a diferença por via da inclusão (com áudio)