Aveiro: Horizontes da Física aborda obra de nobel da física.

2019-03-20 07:35

Categoria: 

Concelho: 

Horizontes da Física tem mais uma sessão, esta quarta, a penúltima do ciclo programado para março, com a noite dedicada aos lasers.

Helder Crespo vai falar sobre o Prémio Nobel da Física de 2018.

A terceira palestra do ciclo de conferências “Horizontes da Física 8” que decorre no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro pelas 21h30.

Há cerca de 3 meses, a Academia Sueca anunciou e posteriormente atribuiu o Prémio Nobel da Física de 2018 a duas invenções chave na área dos lasers: Arthur Ashkin (na foto) foi reconhecido pela criação da técnica das pinças ópticas, e Gérard Mourou e Donna Strickland partilham metade do prémio pela invenção da técnica de amplificação laser ultra-rápida conhecida como CPA, ou chirped-pulse amplification.

Este prémio surge rodeado de recordes a vários níveis: Ashkin, de 96 anos, é a pessoa mais velha alguma vez galardoada com um Nobel; Donna Strickland é a terceira mulher a ganhar um Nobel da Física, e a primeira em 55 anos, depois de Marie Curie em 1903 e de Maria Goeppert-Mayer em 1963; a técnica CPA permite hoje construir os mais potentes dispositivos de sempre.

Esta palestra irá focar-se na técnica de CPA e na forma como esta tem vindo a revolucionar inúmeras áreas da ciência, tecnologia, medicina e indústria, desde a cirurgia ocular de alta precisão até à física extrema.

Helder M. Crespo foi investigador no Research Laboratory of Electronics no MIT (2007), académico visitante no Departamento de Física do Imperial College London (2015) e investigador distinguido do Departamento de Física Aplicada da Universidade de Salamanca (2016).

 

foto: mobilenewsmag