Aveiro: "Festa de São Gonçalinho é o resultado de um ano de muito trabalho" - Mordomia.

2018-12-05 14:56

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Uma festa centrada no bairro da Beira-Mar com mais animação, mais palcos e na expetativa de receber mais gente.

O cartaz das festas em Honra do padroeiro da Beira-Mar foi revelado esta quarta e a mordomia confirma que encontrou mais parceiros e mais patrocinadores disponíveis para apoiarem o evento.

O Bairro da Beira-Mar vai estar em festa de 10 a 14 de Janeiro de 2019 e no cartaz estão nomes como Moonshiners (10 Janeiro) “Jafumega” (11 de Janeiro), “Os Azeitonas” (12) e os aveirenses Ela Vaz e Rui Oliveira com a Banda Sinfónica de Aveiro (13). A animação no último dia, segunda (14), estará a cargo de Mundo Novo.

As tunas de Aveiro têm lugar garantido no programa mantendo a tradição.

A mordomia explica que este é o ponto alto de uma programação que procura envolver a comunidade em animações de rua realizadas ao longo do ano. A festa será o culminar dessa aposta, explica Nuno Martins (com áudio)

As festas de São Gonçalinho, conhecidas pelo lançamento de cavacas, arrancam no dia 10 de Janeiro e os momentos altos serão no domingo, dia 13, com Missa e Procissão. Festa que integra também o cartaz Boas Festas em Aveiro.

O Juíz, Ricardo Paulo, revela que a venda de cavacas já começou e para a edição deste ano além de uma festa com vários palcos em locais do bairro anuncia também áreas definidas para a apanha de cavacas com nassas.

A mordomia não quer banir os que usam artefactos para apanhar as cavas por considerar que fazem parte da tradição e do cartaz turístico (com áudio)

Uma das novidades é a realização de procissão pelas ruas da Beira-Mar. A procissão procura inserir-se no tema deste ano da Paróquia e Diocese - “Vocação Batismal, caminho de santidade”.

Parte da Igreja Matriz como elemento que faz a ligação à Comunidade Paroquial e à Igreja Mãe onde acontecem os batismos. A partir desse ponto a procissão parte para São Gonçalo. 

Será levada a cabo pelas ruas da Beira-Mar e canais da ria e terminará na Capela de São Gonçalinho, com a missa, esperando-se, se as condições climatéricas o permitirem, celebração exterior, de forma a garantir que um maior número de pessoas possa participar da celebração.

Quanto aos palcos estarão em diferentes locais. O palco principal mantém-se no Rossio. Será criado um segundo palco no Mercado do Peixe e haverá ainda um terceiro espaço, o Largo da Capela, e a própria Capela será palco de algumas atividades.