Aveiro está na linha da frente da tecnologia 5G.

2019-03-08 16:14

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Aveiro está na linha da frente da tecnologia 5G num mundo que abre caminho a sociedades mais interativas, mais monitorizadas mas também com potencial para dar novas respostas aos problemas dos cidadãos.

O Comissário Europeu Carlos Moedas acredita que o projeto 'Aveiro STEAM City' vai ser pioneiro nesta via tecnológica.

O investimento global é de cerca de 6 milhões de euros com um apoio FEDER de 4.8 milhões.

A Câmara de Aveiro é líder desta operação com o envolvimento da Universidade de Aveiro, da Altice Labs, do Instituto de Telecomunicações, da INOVARIA e do CEDES.

Carlos Moedas afirma que em questões de saúde e mobilidade a estrutura da tecnologia 5G abre novas perspetivas. (com áudio)

O projeto 'Aveiro STEAM City' é co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa 'Urban Innovative Actions'.

A tecnologia 5G promete entrar em força no mundo, sobretudo numa era em que a conetividade e o conceito de cidades inteligentes ganha mais força.

Ana Abrunhosa, da CCDRC, defende que é uma aposta "distintiva e reconhecida pela UE" que atribui os fundos. (com áudio)

O autarca de Aveiro aproveitou o momento de apresentação para defender a "unidade política" da União Europeia e a solidez do projeto Europeu. Ribau Esteves diz que as Eleições Europeias "são importantes para definir esse caminho em contraste com os extremismos" que assolam o continente europeu. (com áudio)

Ativistas um pouco por todo o mundo contestam a aceleração e temem pelos efeitos das ondas eletromagnéticas e dizem que a tecnologia está a ser “impingida”. Académicos e investigadores de 168 países pedem para investigar melhor as consequências da tecnologia e lembram que “nem toda a evolução tecnológica é boa”. No dia em que Aveiro se lança na tecnologia '5G' fizeram questão de levantar dúvidas sobre o impacto deste avanço tecnológico.